Hell House LLC III: Lake of Fire (2019)

2.7
(6)

Hell House LLC III: Lake of Fire
Original:Hell House LLC III: Lake of Fire
Ano:2019•País:EUA
Direção:Stephen Cognetti
Roteiro:Stephen Cognetti
Produção: Joe Bandelli
Elenco:Gabriel Chytry, Elizabeth Vermilyea, Sam Kazzi, Theodore Bouloukos, Brian David Tracy, ,Jordan Kaplan, Leo DeFriend, Danny Bellini

Mesmo os found footages já não despertando mais o interesse do público, o primeiro filme da franquia Hell House LLC se saiu bem ao aproveitar a estética e associá-la às casas de terror do período de Halloween, em uma ideia levemente chupada do similar The Houses October Built, lançado um ano antes. Enquanto este último colocava um grupo de visitantes em busca da casa mais aterrorizante com fins de provocação, o primeiro longa de Stephen Cognetti vinha na contramão ao mostrar os “monstros” na produção de um ambiente assustador, aproveitando o infame Hotel Abaddon, conhecido pelos trágicos incidentes do passado, incluindo o suicídio de seu proprietário Andrew Tully (Brian David Tracy).

Fantasmas errantes e bonecos de palhaços assustadores deram um ritmo macabro ao filme, com uma boa justificativa para os registros em câmera. Também contribuiu para os méritos da produção a linha narrativa, intercalando situações anteriores e posteriores ao dia da inauguração da casa, quando várias pessoas morreram – muitas na simples tentativa de fugir do local. Em 2018, foi lançada a continuação Hell House LLC II: The Abaddon Hotel, que aceitava a condição maldita do hotel e trazia registros de desaparecidos, o anúncio de que a polícia circundava o local, além do desejo de recuperar fitas mantidas, investigar e debater sobre sua condição perversa no programa Morning Mistery.

Deixando o terror de lado para investir na ampliação da mitologia, o filme ainda cometeu o erro de resgatar Andrew Tully e apresentar uma referência ao jantar de O Massacre da Serra Elétrica com o vilão – uma entidade, lembre-se – explicando suas intenções para a câmera. Constrangedor, principalmente pela “surpresa” sobre alguém morto estar dando um depoimento para atrair vítimas, o segundo filme não dava razões para uma nova continuação, mas Cognetti pretendia encerrar a exploração do hotel em mais um filme! Com o título Hell House LLC III: Lake of Fire e a presença do elenco dos demais filmes, o terceiro até que tentou resgatar a atmosfera do primeiro em seus dois primeiros atos, antes de partir para um final ainda mais nonsense que o anterior.

Nos letreiros iniciais, há o anúncio de que o Hotel Abaddon será finalmente demolido. Contudo, antes do processo, o terreno fora adquirido pelo rico empresário Russell Wynn (Gabriel Chytry), que pretende utilizar as instalações do local para a apresentação de uma peça itinerante, com a encenação de Fausto. Mesmo consciente do destino da outra apresentadora, o programa Morning Mistery recebe no local a jornalista Vanessa Shepherd (Elizabeth Vermilyea), que pretende acompanhar o processo de montagem e ensaio da peça, tentando captar algo perturbador no local. Assim, a primeira metade traz o grupo de ensaio, o próprio Russell e a equipe de jornalismo rondando os corredores e cômodos, como uma espécie de remake do primeiro.

Diferente da parte 2, que colocava o hotel como um matadouro fantasmagórico, uma vez que ninguém conseguia mais sair do ambiente, o terceiro filme volta às origens, quando os demônios de Tully permitiam qualquer movimentação e registros do lado externo. Como era de se imaginar, o ponto alto está nas aparições, nas próprias ações estúpidas da equipe – como a mulher que aposta ser capaz de ir ao porão, mesmo a contragosto do empresário – e, claro, os tais bonecos de palhaços. Funciona bem, com bons sustos e uma sensação perturbadora de uma presença maligna no local, mas o roteiro de Cognetti resolve jogar tudo para o lixo na sequência final, que traz a justificativa do Lago de Fogo do título. Desta vez, a “surpresa” do enredo assume um processo inverso na franquia – é ver para crer.

Ainda inferior ao primeiro e muito superior ao horrendo segundo filme, Hell House LLC III: Lake of Fire traz um final estúpido, que basicamente esquece que se trata de um found footage. Pelo menos, vem com a boa notícia de que as visitas ao hotel foram suspensas definitivamente – quisera eu ter feito isso logo após o término do longa inicial.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 2.7 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Marcelo Milici

Professor e crítico de cinema há vinte anos, fundou o site Boca do Inferno, uma das principais referências do gênero fantástico no Brasil. Foi colunista do site Omelete, articulista da revista Amazing e jurado dos festivais Cinefantasy, Espantomania, SP Terror e do sarau da Casa das Rosas. Possui publicações em diversas antologias como “Terra Morta”, Arquivos do Mal”, “Galáxias Ocultas”, “A Hora Morta” e “Insanidade”, além de composições poéticas no livro “A Sociedade dos Poetas Vivos”. É um dos autores da enciclopédia “Medo de Palhaço”, lançado pela editora Évora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *