Passei por Aqui (2022)

4.7
(3)

Passei por Aqui
Original:I Came By
Ano:2022•País:UK
Direção:Babak Anvari
Roteiro:Babak Anvari, Namsi Khan
Produção:Lucan Toh
Elenco:Antonio Aakeel, Alicia Ambrose-Bayly, Percelle Ascott, Franc Ashman, Tarik Badwan, Guadalupe Barcala, Gabriel Bisset-Smith, Hugh Bonneville

Uma dupla de grafiteiros tem por desafio invadir as residências dos ricos e famosos londrinos e deixar a seguinte mensagem na parede: Passei por Aqui (“I Came By”, na versão original). Sucesso nas redes sociais mas procurados pela polícia, conhecemos esses dois jovens logo no início da projeção, visto que tratam essa transgressão como um ato político para chamar a atenção das elites quanto aos problemas sociais que impactam as sociedades modernas.

Sem deixar de lado as discussões sociais, que atravessam toda a trama, o filme envereda pelo suspense quando um desses jovens encontra um segredo ao invadir a casa de um juiz famoso por defender causas humanitárias.

A história é interessante e, apesar desse segredo ser revelado no meio da projeção, o filme se apropria disso para fazer avançar a trama sem perder o fôlego. Contudo, é difícil se identificar com os personagens, já que não há um desenvolvimento adequado de todos, principalmente pela alternância de protagonistas. A exceção é o personagem do juiz Hector Blake (interpretado com garra e deleite por Hugh Bonneville), cuja trajetória acompanhamos durante toda a projeção. Outra boa presença é de Kelly Macdonald, que foi revelada em Trainspotting (1996) e esteve recentemente na divertidíssima série Truth Seekers (2020).

Vale ressaltar que o problema de não existir um protagonista único é que isso também torna o contexto do filme mais real, já que não há heróis, as ações são invariavelmente motivadas pelo desespero (exceto no caso do juiz) e muitas decisões não necessariamente inteligentes serão lamentadas logo após.

O diretor Babak Anvari tem apenas dois filmes anteriores no currículo: o eficiente Sob a Sombra (2016), onde mãe e filha têm que enfrentar um mal que se instala em sua casa, e o estranho e incompreendido Contato Visceral (2019), já contando com um elenco de peso (Armie Hammer, Zazie Beetz e Dakota Johnson) para falar de um homem que entra num espiral de tormentos por conta de um telefone celular.

Em que pese essa curta filmografia, o diretor é corajoso em seus filmes ao sair do lugar comum, ainda que de maneira tímida e, principalmente neste Passei Por Aqui, em inserir alguns comentários sociais com boas doses de suspense.

Tenho certa desconfiança com filmes de suspense da Netflix, pois uma boa parte não consegue fugir do lugar comum, mas consigo recomendar este como um bom passatempo, podendo agradar quem procura algo mais que mera diversão.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Ricardo Gazolla

Formado em Direito e trabalhando no setor privado, apaixonado por cinema desde a infância quando assistiu Os Goonies (1985) na tela grande. Sua predileção pelo horror começou um pouco depois ao conhecer em VHS A Hora do Pesadelo (1984), Renascido do Inferno (1987) e A morte do demônio (1981). Desde então o cinema se tornou um hobby, um vício socialmente aceito, um objeto de estudo, um prazer público e, agora, no site Boca do Inferno, uma forma de comunicação com as pessoas.

One thought on “Passei por Aqui (2022)

  • 02/11/2022 em 00:56
    Permalink

    Filme muito bom nota 7,0 retrata um tema que devemos ficar atentos na sociedade. Acho que o autor fez uma referência ao artista britânico BANKSY na obra pelo apelo crítico e político e ficou Sensacional.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *