Faca no Coração (2018)

4.5
(2)

Faca no Coração
Original:Un Couteau Dans le Coeur
Ano:2018•País:França
Direção:Yann Gonzalez
Roteiro:Yann Gonzalez, Cristiano Mangione
Produção:Charles Gillibert
Elenco:Vanessa Paradis, Nicolas Maury, Kate Moran, Jonathan Genet, Félix Maritaud, Khaled Alouach, Noé Hernández, Thibault Servière, Romane Bohringer

Faca no Coração conta a história de Anne (Vanessa Paradis), uma diretora de filmes pornográficos gays que, na Paris da década de 1970, precisa enfrentar um momento de baixa nos negócios enquanto lida com o término de seu relacionamento com a montadora Louis (Kate Moran). A coisa piora quando um serial killer mascarado começa a assassinar seus principais atores, e ela precisa tomar a frente das investigações, mesmo com os crimes acendendo a fagulha de criatividade que falta na criação de seus filmes.

Um slasher com doses de drama e um erotismo dark temperando toda a ação, mas não necessariamente nessa ordem, Faca no Coração é uma bela construção do diretor e roteirista francês Yann Gonzalez, que mergulha na cultura queer parisiense da década de 1970 para contar uma história de amor trágico envolta em paixão, sangue e mistério.

Enquanto slasher, o filme preenche muitos dos atributos que o caracterizam como tal: temos a presença de um assassino em série, mascarado, fetichista, com um modus operandi peculiar e original, uma arma característica, além de um corpo de vítimas que se alinham com sua loucura particular. Mas o roteiro vai além ao centrar a narrativa no universo queer, que encontrou num grupo de artistas homossexuais (e seus respectivos universos particulares) o objeto da sua insanidade. O preconceito e o descaso falam forte pela boca das autoridades policiais, levando Anne, que teme pela vida de seu elenco, a assumir as investigações.

Quando paramos pra observar a estética que recobre as cenas de violência, o que temos é um show visual à parte. A cena de abertura, em que ocorre o primeiro assassinato, beira a perfeição técnica, em ritmo, atmosfera, fotografia, montagem. A parte subjetiva, a “mensagem”, não fica atrás. Original, intensa, e carregada de um simbolismo muito forte, mistura sensualidade e medo como poucas vezes vi no cinema (acho que nunca vi, na verdade). O restante do filme segue essa linha, e mesmo sem o fator surpresa, que é entregue desde o início, nos prende e mantém atentos ao mistério que se desenrola.

O roteiro também trabalha forte personagens intensos e amores viscerais, daqueles que transformam dor em arte. A personagem de Anne, enquanto amarga a rejeição de seu amor obsessivo e se vê às voltas com um serial killer, capta na situação o que falta pra incrementar seu trabalho como diretora pornô, usando as tragédias como inspiração e trazendo perigo e medo para seus filmes de forma a tonificar a experiência sensorial. Como Faca no Coração passeia pelo universo pornô, entre cinemões, dark rooms e muitas cenas de sexo, chega a beirar o erótico (mas nunca chegando lá de fato). Há algo de metalinguístico nisso.

O mistério por trás do assassino, por sua vez, é o habitual dos slashers. A investigação é conduzida de maneira sensível, com a protagonista dissipando lentamente a “névoa” que encobre a verdade sobre o desconhecido mascarado. A atriz Vanessa Paradis, é importante falar, dá um show como Anne. A personagem, que não é nenhuma referência em equilíbrio emocional, tem que lidar com muitas emoções difíceis durante a história, e nem sempre ela consegue segurar a onda, deixando a dor rolar em muitos momentos, mas nunca perdendo o foco de nenhum dos seus objetivos, e ainda extraindo arte de toda a bagunça. Algo muito complexo de se manifestar na vida real, e acredito que na arte também.

Faca no Coração (título perfeito) consta nas prateleiras do Prime Video, e é uma boa pedida pra quem busca algo diferente e profundo no universo slasher.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Pedro Emmanuel

Cearense, jornalista, quase geógrafo (ainda cursando), meio praieiro e ligeiramente antissocial. Minha viagem é aprender o máximo possível sobre a vida e sobre a morte, e assim ir assimilando alguns mistérios da existência. Vivo como se fosse um detetive, mas minha mente vagueia muito. Sou fã de Star Trek, Jefferson Airplane, e do Massacre da Serra Elétrica original.

One thought on “Faca no Coração (2018)

  • 04/03/2023 em 20:23
    Permalink

    Que filmaço!
    Obrigado pela dica, Pedro

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *