Sangue no Farol (1960)

5
(2)

Sangue no Farol
Original:Tormented
Ano:1960•País:EUA
Direção:Bert I. Gordon
Roteiro:Bert I. Gordon, George Worthing Yates
Produção:Bert I. Gordon, Joe Steinberg
Elenco:Richard Carlson, Susan Gordon, Lugene Sanders, Juli Reding, Joe Turkel, Lillian Adams, Gene Roth, Vera Marshe

O diretor Bert I. Gordon, conhecido como “Mr. BIG”, iniciais de seu nome e chamado assim por seus divertidos filmes de baixo orçamento com monstros, animais e insetos gigantes, faleceu em março de 2023, deixando um legado importante para a história do cinema bagaceiro de Horror e Ficção Científica. Além dos vários filmes com criaturas de tamanho descomunal, ele também fez a sua contribuição para o subgênero de fantasmas atormentados vingativos através de Sangue no Farol (Tormented, EUA, 1960), que está disponível no Youtube com opção de legendas em português.

Com fotografia em preto e branco e duração curta de apenas 75 minutos, o roteiro também é dele em parceria com George Worthing Yates, outro nome reconhecido nas histórias de diversas tranqueiras preciosas, como O Mundo em Perigo (1954) e A Invasão dos Discos Voadores (1956). E o elenco é liderado por Richard Carlson, de Veio do Espaço (1953), O Monstro da Lagoa Negra (1954) e O Vale Proibido (1969), entre outras pérolas do cinema fantástico antigo.

O pianista de jazz Tom Stewart (Richard Carlson) está em vésperas de se casar com Meg Hubbard (Lugene Sanders), de família rica e que vive numa ilha onde se encontra um farol abandonado. Porém, surge uma antiga namorada, a cantora Vi Mason (Juli Reding), que tenta atrapalhar o casamento, ainda apaixonada pelo pianista. Numa discussão entre eles no alto do farol, ela despenca para a morte, com Tom permitindo sua queda ao ter a possibilidade de ainda resgatá-la quando estava pendurada, antes de cair totalmente nas rochas e desaparecer no mar.

A partir daí ele é constantemente assombrado por visões ameaçadoras do fantasma vingativo da outrora amante, rancorosa e determinada a impedir o casamento. Tom também precisa lidar com outros problemas adicionais que contribuem para o seu tormento (daí o título original): a chantagem de Nick (Joe Turkel), o dono do barco que trouxe a moça ciumenta para a ilha, e como silenciar a jovem irmã de nove anos da futura esposa, Sandy Hubbard (Susan Gordon, filha do diretor), que testemunhou involuntariamente um ato criminoso dele.

Sangue no Farol explora o subgênero de fantasma, aquele tipo que tem uma morte repentina e violenta e que retorna do mundo dos mortos para se vingar e atormentar os vivos, envolto num ambiente com atmosfera sombria. Os efeitos práticos com trucagens simples, mas eficientes, típicos de uma produção com orçamento reduzido, são bem feitos para a época e recursos disponíveis, com resultados interessantes nas várias aparições fantasmagóricas da bela Vi Mason atormentando seu antigo namorado Tom Stewart, seja nas cenas onde surgem apenas suas mãos, ou sua cabeça decepada, ou ainda de corpo inteiro flutuando de forma ameaçadora. O farol em ruínas, palco da tragédia que dá início aos eventos sobrenaturais, tem sua importância significativa (daí o título nacional) como um elemento para potencializar o clima perturbador de horror.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Juvenatrix

Uma criatura da noite tão antiga quanto seu próprio poder sombrio. As palavras são suas servas e sua paixão pelo Horror é a sua motivação nesse Inferno Digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *