A Ameaça que Veio do Espaço (1953)

4.3
(6)

A Ameaça que Veio do Espaço
Original:It Came From Outer Space
Ano:1953•País:EUA
Direção:Jack Arnold
Roteiro:Harry Essex, Ray Bradbury
Produção:William Alland
Elenco:Richard Carlson, Barbara Rush, Charles Drake, Joe Sawyer, Russell Johnson, Kathleen Hughes, Robert 'Buzz' Henry

O diretor americano Jack Arnold (1916-1992) é sempre lembrado pelos fãs do cinema fantástico por causa de vários filmes cultuados produzidos durante os saudosos anos 50 do século passado, como O Monstro da Lagoa Negra e O Incrível Homem Que Encolheu. Sua estreia no gênero foi em 1953 com a primeira produção da história do cinema de Ficção Científica filmada em 3-D, A Ameaça que Veio do Espaço (It Came From Outer Space), do estúdio Universal.

Com fotografia em preto e branco, roteiro de Harry Essex, inspirado na história The Meteor do veterano escritor americano Ray Bradbury, o filme mostra um casal de noivos, o astrônomo John Putnam (Richard Carlson) e a professora Ellen Fields (Barbara Rush), que testemunha a queda de um meteoro no deserto do Arizona, chocando-se violentamente contra o solo nas redondezas da pequena cidade de Sand Rock. Ao investigar de perto o misterioso objeto que veio do espaço, o homem descobre que se trata na verdade de uma nave extraterrestre, que fica soterrada após um desmoronamento de pedras na cratera formada por sua queda. O astrônomo observador de estrelas e sua noiva são desacreditados pela população local e pelos jornalistas sensacionalistas quando mencionam a chegada de alienígenas ao nosso planeta, sendo vítimas de gozações e calúnias de auto promoção, enfrentando também a intolerância do xerife Matt Warren (Charles Drake), que organiza um grupo armado para invadir o local da queda da nave.

O objeto voador pertence a uma civilização alienígena avançada tecnologicamente, que descobriu uma forma de viajar pelo espaço sideral, conhecendo novos mundos, mas um acidente fez com que caíssem na Terra, obrigando-os a entrarem em contato com os humanos na tentativa de obterem recursos para consertar a nave e poderem partir. Eles tem o poder de assumir a forma humana, transformando-se numa réplica fria e sem emoções de qualquer pessoa, como aconteceu com uma dupla de técnicos que faziam trabalhos na área para a manutenção de postes e linhas telefônicas, o veterano Frank Daylon (Joe Sawyer) e o jovem George (Russell Johnson). Os horríveis seres do espaço não são bem recebidos e sentem a desconfiança e o despreparo da raça humana em aceitá-los como uma civilização superior e com um visual aterrador, distante da aparência humanoide (os alienígenas tem apenas um olho central, além de tentáculos e outras características que os tornam monstruosos aos olhos humanos).

Analisando a história de mais de 100 anos do cinema fantástico, estou inclinado a escolher numa opinião totalmente subjetiva que os anos 50 (principalmente) e também a década seguinte, foram o período mais importante com a produção de filmes de Ficção Científica com elementos de Horror que ficaram marcados para sempre, explorando temas diversos e fascinantes como invasões alienígenas, exploração espacial, cientistas loucos em meio as suas experiências bizarras para o suposto bem da humanidade, homens transformados em monstros ameaçadores, expedições científicas rumo ao desconhecido, monstros atômicos gerados pelo descontrole da tecnologia nuclear, guerras interplanetárias… Em filmes como O Monstro do Ártico (51), Destino: Lua (51), O Dia Em Que a Terra Parou (51), Colisão de Planetas (52), A Guerra dos Mundos (53), Os Invasores de Marte (53), Vinte Mil Léguas Submarinas (54), O Mundo em Perigo (54), O Monstro da Lagoa Negra (54), Godzilla (54), O Monstro do Mar Revolto (55), Tarântula (55), Vinte Milhões de Léguas a Marte (55), Guerra Entre Planetas (55), A Invasão dos Discos Voadores (56), Planeta Proibido (56), Vampiros de Almas (56), Emissário de Outro Mundo (57), O Começo do Fim (57), O Incrível Homem Que Encolheu (57), A Bolha (58), Guerra dos Satélites (58), A Mosca da Cabeça Branca (58), O Horror Vem do Espaço (58), O Monstro de Mil Olhos (59), Viagem ao Centro da Terra (59), Quarta-Dimensão (59), e muitos outros mais. E dentro dessa lista interminável de pérolas do cinema fantástico dos anos 50, temos o divertido A Ameaça que Veio do Espaço.

Entre as várias curiosidades e observações interessantes sobre o filme, podemos citar:

* Temos três outros títulos originais alternativos, Atomic Monster, Strangers From Outer Space e The Meteor.

* Foram apresentadas duas concepções visuais dos alienígenas para a aprovação dos executivos da Universal, e aquela que foi rejeitada inicialmente foi aproveitada depois como o monstro mutante de Guerra Entre Planetas, lançado dois anos depois.

* A ideia apresentada pelo filme mostrando os alienígenas se transformando em cópias de pessoas, assumindo a forma humana, num tratamento claro do roteiro evidenciando atitudes de xenofobia, também foi utilizada como o argumento básico de outras preciosidades da FC como O Dia em Que Marte Invadiu a Terra (The Day Mars Invaded Earth, 62) e Vampiros de Almas (Invasion of the Body Snatchers, 56), de Don Siegel, que teve sua história baseada na obra do escritor Jack Finney, considerada como uma analogia política gerada pelos efeitos perturbadores da Guerra Fria e a paranoia americana de invasão comunista soviética (apesar que o próprio autor não confirma essa intenção quando escreveu o livro).

* Outra ideia interessante abordada em A Ameaça que Veio do Espaço é a intenção dos alienígenas em tentar reparar os problemas da nave que ocasionaram a queda, para poderem partir de nosso planeta o mais rápido possível, algo que também aconteceu em Escravos da Noite (Night Slaves, 1970), com James Franciscus, onde os moradores de uma pequena cidade são manipulados e escravizados por alienígenas que os utilizam como mão de obra para consertar sua nave avariada.

* A Ameaça que Veio do Espaço é um dos poucos filmes dentro da temática de invasão alienígena que retrataram as criaturas do espaço como pacíficas, assim como em O Dia Em Que a Terra Parou, de 1951. A maioria dos filmes de FC similares fizeram questão de enfatizar os extraterrestres como hostis e ameaçadores para a raça humana.

* Em 1996, foi lançada uma desnecessária e oportunista continuação, produzida especialmente para a televisão e dirigida por Roger Duchowny. Recebeu o nome original de It Came From Outer Space II.

* Em 2004, o escritor Ray Bradbury, autor da história original que inspirou a produção de A Ameaça que Veio do Espaço, publicou um livro intitulado It Came From Outer Space, reunindo suas versões para o roteiro do filme dos anos 50.

Bradbury teve várias de suas histórias adaptadas em filmes interessantes como O Monstro do Mar (53), Fahrenheit 451 (66) e O Homem Ilustrado (69).

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Juvenatrix

Uma criatura da noite tão antiga quanto seu próprio poder sombrio. As palavras são suas servas e sua paixão pelo Horror é a sua motivação nesse Inferno Digital.

One thought on “A Ameaça que Veio do Espaço (1953)

  • 02/08/2019 em 13:53
    Permalink

    Muito bom este site… Tão bom quanto assistir a esses filmes antigos. Ah, se pudesse assistir a outros tantos desses listados acima!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *