Artigos, Variedades

12 Anos de Boca do Inferno!

Numa época em que os sites perderam espaço para os blogs e estes para as redes sociais, o Boca do Inferno passou a ser uma exclusividade!

Aniversário Boca do Inferno

Muitas coisas acontecem em 12 anos! No caso do Boca do Inferno, pode-se dizer que as mudanças foram bastante visuais, desde a sua estrutura e organização até o seu conteúdo variado. Passaram-se várias crises financeiras, alterações de provedor de hospedagem, entradas e saídas de resenhistas, mas o site manteve-se vivo, navegando pelos mares sombrios da internet, espalhando o horror sem medir palavras! Alcançou fama o suficiente para conquistar convites para entrevistas na TV, em jornais e revistas, atrair admiradores e, até mesmo, invejosos!

Numa época em que os sites perderam espaço para os blogs e estes para as redes sociais, o Boca do Inferno passou a ser praticamente uma exclusividade. Seus colaboradores são fãs genuínos do gênero, não se importam com a fama ou a opinião alheia, querem apenas contribuir para o crescimento do horror no Brasil! Dividem suas responsabilidades infernais com os empregos que possuem, com a família e amigos, passando a ver produções – muitas ruins – apenas para trazer uma análise para o público que visita o site. Na maioria das vezes, o retorno vem na forma de um comentário, positivo ou não, demonstrando que o infernauta dedicou uns minutos de seu tempo para acompanhar a leitura, compartilhar o que viu, usando as dicas para uma próxima sessão em casa.

Em 12 anos, o Boca precisou reiniciar duas vezes. A primeira aconteceu na mudança da linguagem html para wordpress, em 2009; a segunda, agora dia 18 de março, quando percebeu-se que o excesso de conteúdo desorganizado permitia que a página ficasse fora do ar nos picos de visitações. Foi preciso um reinício, mas sem perder textos ou ignorar as datas originais de postagem, algo que os colaboradores têm trabalhado constantemente desde então. Antes mesmo de completar dois meses após o recomeço, o site já resgatou 400 críticas, agora incluindo as fichas de filmes em cada análise. Os artigos passaram a ser dedicados apenas a textos mais longos, completos ou especiais; as análises de séries estão todas num post único; críticas de HQs e livros também estão organizados entre as resenhas. O infernauta também será capaz de notar as tags abaixo de cada análise, facilitando o acesso à informação: se você clicar em “Década de 40“, por exemplo, irá ver uma listagem de filmes analisados desse período; e o mesmo acontece com outro subtemas como “Gore“, “Sangue em Profusão“, “Violência“, “Vampirismo“, “Lobisomem“…etc

Voltar a ter o mesmo conteúdo de antigamente é só questão de tempo. É provável que até a metade do ano já tenha atingido a quantidade perdida após o segundo reinício, podendo voltar a resgatar os textos anteriores, período em que o Boca do Inferno tinha – só entre os artigos – mais de 1000! Além da busca pelos textos já publicados, o site é sempre alimentado com críticas novas, sobre produções que estão chegando aos cinemas e em vídeo. É só o infernauta se manter fiel ao site e, em breve, poderá dizer que acompanha realmente o Maior Site de Horror da América Latina! Pelo menos, pode-se dizer que é o mais antigo!

Obrigado pelos 12 anos de parceria, caro Infernauta! A sua paciência e dedicação são as peças fundamentais para a permanência do Boca do Inferno no universo virtual! O horror agradece…

Leia também:

Marcelo Milici

Marcelo Milici

Fundou o Boca do Inferno em 2001. Formado em Letras, fez sua monografia sobre o Horror Gótico na Literatura. Já foi juri de festivais e eventos do gênero! Contato: [email protected]

29 Comentários

  1. Hierofante1970

    Vida longa e próspera aos Boca do Inferno.

  2. Fernando

    Ou seja, a gente acompanha o site desde a época da internet discada, de quando éramos obrigado a usar o Explorer (perdão pelo palavrão).

  3. Cristian Voss

    Acompanho o “Boca do Inferno” desde 2007. De lá para cá o site tem sido um de meus principais guias no mundo do horror em todas as suas mídias.

  4. Lisi

    Boca do Inferno é o meu oráculo cinematográfico faz tempo!

  5. Jeferson

    Melhor site sobre o gênero disparado! Acompanho o boca a 7 anos e vivi a época que o site aceitava doações, até cheguei a contribuir, rs. Enfim, que venham muitos e muitos anos! hehehe

  6. Vinicius

    Parabéns pelo site! Sou parceiro desde a época do grupo de email que se não me engano é de 2003 ou 2002! Amo o site e o gênero! mas como já reclamei e pedi diversas vezes, é sobre aos textos antigos! Tanta coisa boa que tinha no site antes do primeiro reboot e nunca voltou! não sei se teve algum problema entre os organizadores e os resenhistas, mas parte do acervo parece que nunca voltará! e sim, isso me afastou muito do site! sempre tinha uma boa resenha sobre algum filme antigo obscuro que eu não posso conversar com ninguém, mas encontrava naquele artigo gigante, uma “pessoa” para poder trocar informações sobre o filme! Ainda tenho esperança que tudo que já foi publicado nesses 12 anos volte a ficar on line, mas eu duvido! Fico na esperança…. PS: as novas resenhas, pra mim, demonstram queda de qualidade e pra mim o site caiu muuuiiiito…… prefiria o visual tosco, mas com conteúdo!

  7. Prefiro o Boca antigo, aquilo sim era site de responsa, com boas analises etc!
    Infelizmente se deixou levar pela modernado assim como é com as produções industrializadas.

  8. Junior

    Parabéns Marcelo e a todo equipe do Boca do Inferno. Visito o Boca desde 2006 e já vi bastante mudança.. O site está bem mais bonito e organizado

    Ah, sinto faltade uma coisa que existia nas versões anteriores: a parte “Em breve”, que ficava no canto esquerdo do site, e cada filme que ainda iria ser lançado tinha sua página com as notícias organizadas etc. No mais, parabéns ao site e muitos anos pela frente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *