The Puzzle (2008)

The Puzzle (2008)

The Puzzle
Original:The Puzzle
Ano:2008•País:Espanha
Direção:Davide Melini
Roteiro:Davide Melini
Produção:Davide Melini, Ezekiel Montes
Elenco:Cachito Noguera, Alessandro Fornari

É interessante perceber como alguns curtas são muito bem resolvidos em contar suas histórias em cerca de cinco minutos. Muitas vezes, este exercício fílmico serve para o diretor conseguir desenolver uma ideia aparentemente simples, com um orçamento não muito caro e como resultado exibir seu trabalho em festivais e começar a fazer contatos em busca de fama e reconhecimento.

Este é o resumo do curto The Puzzle, O Quebra Cabeças em tradução direta, do diretor italiano Davide Melini. Tendo assinado quatro curtas até o momento, Melini já teve seus trabalhos exibidos em festivais internacionais e como resultado conseguiu o cargo de diretor assistente em alguns longas, incluindo Mother of Tears: The Third Mother de ninguém menos que Dario Argento.

The Puzzle conta a história de uma mulher que está tentando montar um quebra cabeça no meio da noite. Tudo vai bem até que falta luz e nossa protagonista tem uma chocante surpresa ao olhar para o quebra cabeça. The Puzzle foi gravado com cerca de 300 euros em um único dia. Como resultado, o filme já circulou por festivais nos Estados Unidos, Italia, Espanha, Escócia, Dinamarca e Australia além de já ter sido exibido nas TVs da Itália e dos EUA.

The Puzzle (2008) (1)

Ao assistir o filme, a grande pergunta que fica é se a produção merece todo esse destaque. Como filme, The Puzzle é bastante simples, mas Melini consegue encontrar algumas soluções criativas para a limitação do seu roteiro e do seu orçamento. A história não é das mais assustadoras, mas o diretor busca truques simples de edição, como acelerar as imagens ou deixá-las em preto e branco. Ideias simples, mas que fazem o curta ter fôlego.

Trata-se de um elogio já que alguns curtas igualmente de cinco minutos são lentos e se arrastam em roteiros fracos e direções cansativas. Aqui Melini faz bom uso do tempo e das suas condições e se não estamos diante de nenhum clássico, ao menos The Puzzle serviu de exercício para o diretor criar um produto visual interessante. Confira e tire suas próprias conclusões.

(Visited 1.881 times, 12 visits today)
Filipe Falcão

Filipe Falcão

Jornalista com Mestrando em Comunicação. Fã de Cinema, mas com gosto especial para filmes de Terror. Para ele, o gênero vai muito além de sangue e morte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP-Backgrounds Lite by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann 1010 Wien