Boca do Inferno: 16 textos essenciais

5
(2)

“The rapture we’ve been waiting for
Has come to us at last
Sixteen for every fake
Sixteen to every whore
Wipe that dirt from off your face
Sixteen is at your door” (Sixteen, da banda Demon Hunter)

Acostumem-se com esse número como vocês estão com o horror do Boca do Inferno! Hoje, o site está completando 16 anos, desde que invadiu a web pela primeira vez para trazer o melhor do gênero. Mais uma festa no Inferno em comemoração a uma data assustadoramente especial! Pelo ano alcançando, vocês passarão a ver o número 16 mais vezes por aqui, em listas e filmes – como fizemos ano passado! Mas, desta vez, também faremos algo diferente para celebrar esse momento único: a indicação dos 16 Textos mais Importantes do site!

Assim que migrou para o wordpress e passou a não ser mais reiniciado, a partir de 2012, restauramos grande parte do conteúdo da história do site, chegando a um número expressivo de críticas e artigos. Destas publicações – beirando o 3000 -, algumas se destacaram, seja pelo número imenso de visualizações, pela polêmica envolvida ou até mesmo pelo grau de dificuldade de sua elaboração. São textos e opiniões que vocês só encontram aqui, tornando o diferencial atrativo do Boca do Inferno. Sem ordem de preferência, a lista abaixo teve a participação dos colaboradores que ajudaram nas indicações! Confira, e, se quiser, aponte nos comentários aquela resenha ou artigo que você acredita que poderia fazer parte dessa seleção!

1. Todas as Críticas!
Por incrível que pareça não é o texto mais visitado. Ele foi elaborado para organizar as críticas do Boca do Inferno, para que o leitor possa encontrar pelo nome do filme ou subgênero, em páginas específicas sobre Licantropia, Vampirismo etc. Ajuda bastante quando o sistema de buscas não é completamente eficiente, podendo complicar o interesse do Infernauta em saber se tal filme possui crítica. Mas, mesmo assim, estando na página principal como “Biblioteca de Críticas“, há sempre um Infernauta que pergunta se não temos um local que facilite encontrar todas as críticas!

2. 25 Filmes de Terror Baseados em Fatos Reais
Este é o número 1 de visitas do Boca do Inferno. Publicado originalmente no dia 26 de maio de 2013, esse artigo visava pesquisar histórias reais que serviram de inspiração para os filmes de terror. Na época, criou-se uma discussão semântica sobre o título envolver as palavras “fatos” e “reais“, e se isso não seria redundância. Alguns autores dizem que sim, mas há também os linguistas que defendem que uma mentira também pode ser um fato.

3. Não vá ver “A Bruxa” no Cinema!
Pouco antes da estreia de A Bruxa nos cinemas, após conferir o filme na cabine, escrevi esse artigo que tinha como objetivo alertar o público que o filme não era para qualquer um pois fugia do estilo “cinema-pipoca“, tendo uma história mais concentrada no medo do que nos sustos. No entanto, o texto viralizou. Diversos sites na internet e até youtubers começaram a usá-lo como notícia, dizendo coisas como “Assustado crítico pede que ninguém vá ao cinema ver a Bruxa“, entre outras coisas. O susto foi grande quando até alunos seus e pessoas que não sabem seu sobrenome comentam seu texto, como se pertencesse a outra pessoa.

4. Encarnação do Demônio
O texto mais polêmico já publicado no Boca do Inferno. De autoria de Matheus Ferraz, a crítica não foi bem aceita por estudiosos do gênero no Brasil e principalmente pessoas envolvidas com o filme. Apontado como uma opinião assumida pelo lado pessoal, o texto fez com que o roteirista do longa entrasse em contato com o Boca do Inferno, pedindo explicações. E a gravidade gerou ofensas ao site, ao editor, e a perda de alguns “amigos” que escrevem e tem envolvimento com o terror.

5. Fantasmas por toda a parte – Os Melhores Lençóis Brancos do Gênero
Dentre os artigos que pretendiam organizar as resenhas do Boca do Inferno, elaborei esse conto, baseado em um causo real, para apresentar os melhores filmes de assombrações e fantasmas. Deu um trabalho danado para decidir a posição de cada um e ainda fazer disso uma história de terror. Precisa ser atualizado com o link de resenhas já publicadas, pois ele está no site desde o dia 31 de janeiro de 2014.

6. Um Pesadelo Americano: A História do Exploitation
Um mega-artigo, escrito pelo Gabriel Paixão, contando toda a história do Exploitation em 5 partes, incluindo comentários rápidos sobre obras selecionadas. Pela dificuldade de produzi-lo devido à pesquisa e bastante estudo, o texto é o mais completo material que você vai encontrar em português na internet. Vale a pena sempre consultar para entender o significado de termos que aparecem nas críticas e artigos do site.

7. O Pesadelo em Duas Cores de A Noite dos Mortos-Vivos
Outro texto essencial de nosso youtuber, Gabriel, é este do clássico A Noite dos Mortos-Vivos, um dos principais filmes de terror de todos os tempos. Além da importância do filme para o cinema fantástico, principalmente por sua condição pioneira, o artigo traz muitas curiosidades e informações sobre a produção em duas páginas bem completas.

8. A ingenuidade do Diabo em A Profecia!
Endemoniado, Gabriel também cometeu essa análise profunda de outro clássico do gênero: A Profecia. Com muita informação sobre o enredo, o texto traz curiosidades sobre o elenco, sobre sua condição macabra e muito mais…em duas páginas! Recomendado para quem é fã de terror e considera essa produção como uma das mais importantes do gênero, e determinante para o que viria a partir dela.

9. O Exorcista: A Melhor Possessão Demoníaca
Falando no diabo, em maio de 2010, Juvenatrix, o autor que possui mais resenhas no Boca do Inferno, dissecou a clássica possessão de Regan, incluindo na página 2 uma análise da versão do diretor. Um texto bem escrito, com grande número de visualizações e extremamente necessário para quem curte terror, do jeito que o diabo gosta!

10. 10 Dicas para convencer alguém a assistir um Filme de Terror
O gênero sofre pelo modo como muitas pessoas o enxergam: satanista, traz mau agouro? Assim, torna-se uma missão árdua convencer alguém que não gosta de terror a conferir um filme do estilo com você. Em dezembro de 2012, Filipe Falcão deu algumas dicas valiosas, como esconder detalhes do enredo e se esquivar de continuações e refilmagens! Imperdível!

11. Exclusivo: Boca do Inferno entrevista a verdadeira boneca Annabelle
Na época do lançamento do filme Annabelle, o Boca do Inferno fez essa brincadeira com uma suposta entrevista com a boneca maldita. Claro que era apenas um texto bem-humorado para divulgar a história por trás do brinquedo e o que causou o interesse em inseri-lo no longa Invocação do Mal. Mas, o artigo foi uma explosão de visitas, com muitos infernautas expondo comentários que mostram que realmente acreditaram no texto. Mesmo com a proposta besta, é um texto bem divertido de ler, uma espécie de fanfic com informações “reais“.

12. 12 Maneiras de Esquecer um Filme de Horror!
Em 2013, escrevi esse texto em resposta ao item 10. Você convenceu alguém assistir, e causou um certo trauma, com grande possibilidade de que essa pessoa tenha pesadelos ou desgosto pela qualidade duvidosa? Nesse artigo, um dos recordistas de visualização, com uma linguagem bem divertida, você pode descobrir meios de apagar aquela produção ruim que não sai da cabeça.

13. 13 Filmes que Você Não Verá na Sexta-Feira 13!
Publicado em uma sexta-feira 13 de 2013, esse texto parte para uma direção oposta: ao invés de trazer dicas de filmes para você assistir na data, ele mostra quais produções não conseguirá ver pelo fato deles não terem sido lançados em DVD e no nosso cinema. Precisa ser atualizado até a próxima sexta-feira 13, pois há alguns ali que já conseguiram chegar ao Brasil (acreditem se quiser!) e até foram exibidos na TV. Mas, vale pela curiosidade em notar a evolução das distribuidoras no Brasil.

14. 30 Títulos de Filmes do Gênero que são um Horror!
Esse artigo surgiu pela curiosidade proporcionada pelo modo como os títulos de filmes de terror são traduzidos no Brasil. Causam confusão para os que querem catalogar o gênero e decidir a qual filme assistir. Por que isso acontece? Marketing? Dificuldade na escolha? O texto vem com o objetivo de sugerir possibilidades para questões, e ainda apresentar títulos curiosos e engraçados. Um dos textos mais bem aceitos pelos fãs do Boca do Inferno!

15. Dissecando o Medo #1: A História Real por trás de Invocação do Mal 2
O primeiro artigo da seção Dissecando o Medo – e que voltará em breve – fez bastante sucesso. O texto trazia detalhes sobre a história que inspirou o longa Invocação do Mal, com base na minissérie, no livro do casal Warren, e em pesquisas de documentários na internet. A proposta da seção era exatamente dissecar o assunto, trazendo o maior número de informações concentradas no mesmo espaço.

16. Cronologia Atividade Paranormal
A mais completa cronologia da franquia Atividade Paranormal! A ordem das informações foi adquirida com o acompanhamento dos filmes e pesquisa, tornando-se o único artigo até então na internet a trazer tudo o que o público poderia esperar da franquia. O texto teve bastante visualizações, valendo todo o esforço na sua concepção, mas precisa ser atualizado com o último filme da franquia, lançado depois de sua publicação.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Marcelo Milici

Professor e crítico de cinema há vinte anos, fundou o site Boca do Inferno, uma das principais referências do gênero fantástico no Brasil. Foi colunista do site Omelete, articulista da revista Amazing e jurado dos festivais Cinefantasy, Espantomania, SP Terror e do sarau da Casa das Rosas. Possui publicações em diversas antologias como “Terra Morta”, Arquivos do Mal”, “Galáxias Ocultas”, “A Hora Morta” e “Insanidade”, além de composições poéticas no livro “A Sociedade dos Poetas Vivos”. É um dos autores da enciclopédia “Medo de Palhaço”, lançado pela editora Évora.

4 thoughts on “Boca do Inferno: 16 textos essenciais

  • 16/10/2017 em 14:25
    Permalink

    Sinto falta dos textos mais antigões do Boca, em especial aquele sobre a história do terror, passando pelos sub-gêneros. Bons tempos…

    Resposta
  • 11/05/2017 em 12:12
    Permalink

    Meus parabéns ao site e a todos que o ajudam a manter atualizado e cheio de postagens críticas. Sempre dou um passada por aqui pra ver as novidades e conferir críticas de filmes que assisti, nem sempre concordo, mas gosto de ler algo sobre. Não deve ter sido fácil chegar a 16 anos, mas acredito que vcs estão satisfeitos com o resultado até aqui.
    Um abraço desse infernauta que vos escreve e continuemos com sangue e sustos (e mioooolos como os zumbis de Dan O’Bannon) por mais muitos anos mais!!!

    Resposta
  • 11/05/2017 em 01:31
    Permalink

    Parabéns ao pessoal do Boca, sempre visito o site. Aliás desde do início, muitas críticas lidas e filmes indicados por vcs. Grnd abrç.

    Resposta
  • 10/05/2017 em 18:37
    Permalink

    Parabens ! á toda equipe do Boca do Inferno,pelo seus 16 anos ,eu acompanho vocês ha 14 ou 13 anos na época eu tinha banda discada e demorava para abrir a pagina de vocês meu outro computador era um lixo,demorava para tudo assistir you tube era impossivel, ainda que vocês resolveram os problemas do site que nem abria trocando de provedor.. pena que os meus últimos comentários não foram salvos por vocês em cincos artigos diferentes que li e escrevi á minha critica foram apagados ,quando vocês mudaram para esse provedor novo.. mas não tem importância ,eu só escrevo besteiras,coisas como quando tal filme foi exibido na TV em sua primeira exibição seu tenho essa informação eu coloco essa data ou ano aproximando de quando foi exibido ,um abraço á voce Marcelo Milici e a sua equipe deste site sensacional do mundo fantastico do cinema de Horror e que esse site continue por muitos e muitos anos.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *