Retratos de uma Obsessão (2002)

Retratos de uma Obsessão (2002) (2)

Retratos de uma Obsessão
Original:One Hour Photo
Ano:2002•País:EUA
Direção:Mark Romanek
Roteiro:Mark Romanek
Produção:Pamela Koffler, Christine Vachon, Stan Wlodkowski
Elenco:Robin Williams, Connie Nielsen, Michael Vartan, Dylan Smith, Erin Daniels, Paul Hansen Kim, Lee Garlington, Gary Cole, Jim Rash, Nick Searcy, Dave Engfer, Jimmy Shubert

O ator Robin Williams construiu sua carreira de sucesso principalmente por seus papéis de comediante em vários filmes que conquistaram as plateias pelo mundo. Porém, houve um período em que ele passou a procurar personagens mais dramáticos e curiosamente interpretou um escritor assassino em Insônia, filme dirigido por Christopher Nolan e com Al Pacino e Hilary Swank no elenco, e neste ele é um psicopata obsessivo em Retratos de uma Obsessão (One Hour Photo), que entrou em cartaz nos cinemas em 06/09/02.

Dirigido e escrito pelo novato Mark Romanek, o filme é um thriller psicológico onde Williams interpreta Seymour Parrish, apelidado de Sy, um funcionário de uma grande loja de departamentos, sendo o responsável pela seção de revelação rápida de fotografias em uma hora (daí o título original). Dentre os seus vários clientes fiéis, ele passa a ficar obcecado por uma família tradicional formada pela bela mãe Nina Yorkin (Connie Nielsen), seu marido empresário William (Michael Vartan), e o filho pequeno do casal, Jake (Dylan Smith), de 9 anos de idade. Parrish revela-se na verdade um homem perturbado pela solidão com uma natureza psicótica explicada pela estranha coleção de fotos da família Yorkin, que ele montou ao longo dos anos acompanhando desde o matrimônio do casal e o nascimento do filho até os dias atuais, expondo numa parede de um quarto de sua casa.

Retratos de uma Obsessão (2002) (4)

Transformando-se numa espécie de guardião secreto da família, ele tem atitudes estranhas como espionar a casa deles quando não estão presentes (e até imaginar frequentando o local como sendo o fantasioso tio Sy do pequeno Jake), ou assistir os treinos de futebol do garoto. As coisas começam a ficar tensas quando ele descobre em uma foto que revelou de uma cliente, Maya Burson (Erin Daniels), uma antiga colega de escola de Will Yorkin, que eles estavam tendo um romance, com Will traindo a confiança de sua esposa.

Retratos de uma Obsessão (2002) (1)

Simultaneamente, por ser alvo de investigação de seu gerente, Bill Owens (Gary Cole), que descobriu numa auditoria uma enorme defasagem entre a quantidade de negativos e fotos reveladas ao longo dos anos, Parrish perde o emprego por copiar ilegalmente centenas de fotos, cobrindo uma parede de sua casa com retratos de sua família favorita. Uma vez transtornado pela perda do emprego de sua vida e revoltado com Will Yorkin pela traição com a esposa, Parrish resolve delatar secretamente o caso de adultério para Connie, iniciando uma vingança particular contra Will e a amante Maya e principalmente demonstrando sua perigosa insanidade. Para complicar a situação, ele passa a ser perseguido por um detetive da polícia, Van Der Zee (Eriq La Salle), que começou a investigá-lo após uma denúncia do gerente do shopping que despediu Parrish, devido uma suposta ameaça contra a sua família na forma de fotos que Parrish tirou de sua filha e enviou ao gerente.

Retratos de uma Obsessão (2002) (5)

Retratos de uma Obsessão é um suspense psicológico narrado de forma bem pausada, sem muita ação, correrias ou violência. É a história de um homem solitário e sua misteriosa obsessão por fotografias e em especial por uma família tradicional que poderia ser a sua, já que ele se imagina como uma membro dela, algo que não existe em sua vida e o principal motivo de sua perturbação mental. Os eventos são todos apresentados devagar onde vamos conhecendo o personagem doentio Sy Parrish e seu fascínio incomum pela família Yorkin. Robin Williams está muito bem no papel do obcecado funcionário da loja de fotos consolidando cada vez mais seu talento como ator em performances variadas. Infelizmente, em agosto de 2014, ele se suicidou em sua residência, surpreendendo a todos os fãs de seus inúmeros personagens!

Retratos de uma Obsessão (2002) (3)

O diretor Mark Romanek é estreante e começou de forma positiva, trabalhando com um grande astro e fazendo um filme diferente, distanciando-se dos convencionais similares. Um destaque é uma cena de pesadelo de Parrish, onde ele está parado em pé num corredor comprido e todo branco, e repentinamente seus olhos começam a jorrar enormes jatos de sangue. Como curiosidade, num momento em que Parrish está em sua casa, a televisão está exibindo o clássico da ficção científica O Dia em que a Terra Parou (The Day the Earth Stood Still, 1951), uma produção em preto e branco dirigida por Robert Wise, numa sequência onde o ator Michael Rennie, interpretando um alienígena humanoide enviado pela Federação dos Planetas, está fazendo um discurso em frente a sua nave recém aterrissada, exigindo o fim das guerras e a paz na humanidade pela força ou a Terra seria eliminada. Para os fãs do trabalho de Robin Williams e apreciadores de filmes psicológicos, Retratos de uma Obsessão .

(Visited 641 times, 1 visits today)
Juvenatrix

Juvenatrix

Uma criatura da noite tão antiga quanto seu próprio poder sombrio. As palavras são suas servas e sua paixão pelo Horror é a sua motivação nesse Inferno Digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP-Backgrounds Lite by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann 1010 Wien