Dark Glasses (2022)

3
(15)

Dark Glasses
Original:Occhiali neri
Ano:2022•País:Itália, França
Direção:Dario Argento
Roteiro:Dario Argento, Franco Ferrini
Produção:Conchita Airoldi, Laurentina Guidotti, Brahim Chioua, Noemie Devide, Vincent Maraval
Elenco:Ilenia Pastorelli, Asia Argento, Andrea Zhang, Andrea Gherpelli, Mario Pirrello, Maria Rosaria Russo, Gennaro Iaccarino.

A acompanhante, ou melhor, prostituta de luxo, Diana, interpretada por Ilenia Pastorelli, fica cega (daí os “Óculos Escuros” do título) ao se envolver em um acidente automobilístico quando fugia de um ataque de um maníaco (Andrea Gherpelli) que estava matando outras mulheres da mesma profissão na região. A partir de então, enquanto está se adaptando à sua nova condição, ela conhece e começa a ter um relacionamento com o garoto Chin (Andrea Zhang), que ficou órfão no mesmo acidente que a cegou. Mas o psicopata continua a persegui-la, para terminar o “serviço” que começou.

Este é o primeiro filme de Argento desde o pavoroso (mas não no bom sentido) Drácula 3D, de 2012, com o diretor voltando a temas que lhe são confortáveis e que ele sabe apresentar muito melhor. Não chega a ser exatamente um giallo, subgênero que ele ajudou a definir, mas tem muitos elementos que trazem um eco muito forte. Afinal, seria muito difícil ter um filme de Argento onde não se encontrasse elementos do giallo (bem) usados esparsamente. Talvez só em Dracula 3D.

Dark Glasses não é, nem de longe, o melhor filme de Argento, e nem pode ser considerado um bom exemplar da carreira do diretor, mas é um com seus bons momentos. A história é simples e tem um começo direto, para em seguida se dedicar ao desenvolvimento das consequências da proposta inicial. O destaque fica para a visão e o estilo de direção de Argento, a sua forma peculiar de contar uma história, que aqui, neste caso, se distancia do onírico presente em sua obra.

Mesmo não sendo um “bom Argento”, é um filme que cumpre a proposta muito bem, entregando uma boa diversão e um suspense que prende a atenção do espectador, ainda que com seus defeitos e alguns problemas de roteiro. O elenco tem seus altos e baixos, com atuações boas e competentes, e outras nem tanto. Ele é razoavelmente previsível (ainda mais para quem conhece o trabalho de Argento), o que também pode ser visto como um respeito ou homenagem ao gênero ou aos temas usados.

Há um certo balanço entre os elementos que o diretor adora utilizar. Como as mortes um tanto gráficas e mais ou menos exageradas, mas nada comparado aos seus filmes dos anos 1970 e 1980, talvez numa versão mais comportada. Por outro lado, há também temas novos, ou melhor, pouco usados anteriormente por Argento, como a relação de amizade improvável da prostituta com o garoto órfão, e o próprio tema da final girl.

O filme originalmente era pra ter sido feito em 2002, mas a falência da empresa do produtor Vittorio Cecchi Gori acabou engavetando o projeto, que foi descoberto meio que acidentalmente por Asia Argento, quando estava escrevendo sua autobiografia, em 2020. Asia também é produtora do filme, além de atuar nele.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 15

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Rogerio Saladino

Rogerio Saladino é escritor, jornalista, editor, tradutor e autor, atuando nas áreas de quadrinhos, literatura, RPG e cultura pop. Um entusiasta do terror em todas suas formas e, inexplicavelmente, adora a série Puppetmaster, mesmo consciente da sua qualidade duvidosa.

2 thoughts on “Dark Glasses (2022)

  • 02/01/2023 em 14:23
    Permalink

    Eu nem sabia que o demente do argento ainda estava vivo?? E, para piorar, continua a filmar suas merdas sem sentido e totalmente descartáveis.

    Resposta
  • 16/11/2022 em 08:40
    Permalink

    Eu vi ontem esse filme né com meu namorado.
    A minha opnião é: O filme tem um começo maravilhoso, e até a metade do filme é muito bom, na verdade até um pouco mais da metade, mas depois com a revelação do Assassino e o suposto motivo pelo qual ele anda atrás da Diana – Personagem Principal / Final Girl .
    Eu achei que o final não foi tão bom, mas o que mais me deixou achando o filme ruim, foi a cena do pântano quando eles começam a serem picados e perseguidos por cobras, e também como falei anteriormente, o possível e suposto motivo pelo qual o Assassino quer matar a Diana: Porquê ela disse que ele FEDIA, quando ele foi fazer um programa com ela, ou seja, kkkkkkk, isso foi bem ruim.
    No mais é isso.
    E sobre o filme, a parte do eclipse é muito boa, e já mostra que a Diana – Final Girl, já tem uma atração por óculos escuros – o que dá nome ao filme. Em certo momento enquanto está indo pra um programa, ela do nada lembra da situação com o cliente em que ela mandou ele tomar banho e que ele fedia – O Assassino do Filme.
    Eu gostei do filme, mas na minha opnião a partir dos 45 Minutos começou a se perder.
    E o final poderia ser melhor.
    Não ficou explicado porque o assassino matava as vítimas e todas sendo só garotas de programa.
    Faltou assim uma EXPLICAÇÃO / ENTENDIMENTO dos motivos que levavam ele a fazer isso, tal qual em outros filmes do próprio Argento, em que no final tudo sempre ficava esclarecido.
    No mais é um filme legalzinho.
    A atriz principal está de parabéns, muito bonita, e competente, mas o roteiro poderia ter sido melhor, ao menos parte dele.
    E é isso. Minha nota é 6,5 e olha que sou Fã dos trabalhos do Argento, com minha paixão por Suspiria, Tenebre, Profondo Rosso e Phenomena.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *