O Urso do Pó Branco (2023)

4
(13)

O Urso do Pó Branco
Original:Cocaine Bear
Ano:2023•País:EUA
Direção:Elizabeth Banks
Roteiro:Jimmy Warden
Produção:Elizabeth Banks, Brian Duffield, Max Handelman, Phil Lord, Christopher Miller, Aditya Sood
Elenco:Keri Russell, Alden Ehrenreich, O'Shea Jackson Jr., Ray Liotta, Isiah Whitlock Jr., Brooklynn Prince, Christian Convery, Margo Martindale, Jesse Tyler Ferguson, Kristofer Hivju, Hannah Hoekstra, Ayoola Smart, Aaron Holliday, J.B. Moore, Leo Hanna, Kahyun KimScott Seiss, Matthew Rhys

Da série “desculpa esfarrapada para se fazer um filme“, O Urso do Pó Branco (Cocaine Bear, 2023) figura com destaque. A história do Cinema já mostrou que a expressão “inspirado em eventos reais“, em grande parte, não significa muito, pois uma breve relação verdadeira, ainda que seja a menção a um nome ou um acontecimento interessante mas com um contexto simples, já serve de pauta para produções de qualquer gênero. Para exemplificar e não fugir muito da temática “ursidae“, lembram-se daquele filme O Regresso (The Revenant, 2015) em que Leonardo DiCaprio interpreta Hugh Glass, um homem deixado para morrer após o ataque de um urso pardo e que perpetua uma vingança contra as pessoas que assassinaram seu filho? De acordo com a história real, Glass nem se casou ou tampouco teve filho. Ele realmente enfrentou um urso e foi abandonado por dois companheiros, mas não chegou a concluir sua vingança, perdoando aqueles que o traíram.

No caso de O Urso do Pó Branco a inspiração foi um fato ocorrido em 1995, quando o policial corrupto e contrabandista Andrew Thornton lançou de um avião sobre a região da Geórgia 40 quilos de cocaína, para depois saltar de paraquedas para a morte, tendo seu corpo encontrado em frente à garagem de um morador de Knoxville, Tennessee. Muitos dos pacotes foram abertos por um urso, que consumiu aproximadamente US$20 milhões e morreu de overdose, com hemorragia cerebral e insuficiência cardíaca. O animal foi empalhado e está em exibição no shopping Kentucky for Kentucky Fun, com o nome “Pablo Eskobear“, e com vestimentas, tornando-se uma das grandes atrações do local.

Essa situação curiosa – acho que é a melhor definição para o ocorrido – inspirou Jimmy Warden (roteirista de A Babá: Rainha da Morte) a escrever o argumento de uma comédia típica da Sessão da Tarde, da Rede Globo, com momentos hilários de encontros e confrontos, personagens peculiares, tiroteios com traficantes, crianças perdidas na mata e boas doses de sangue. O resultado, dependendo do seu humor, é extremamente satisfatório, promovendo entretenimento para quem gosta de aventuras na floresta, cenas das mais absurdas em efeitos eficientes, mas sem se esquivar das mortes e das ameaças.

O longa começa seguindo a notícia verdadeira: Andrew C. Thornton (Matthew Rhys) arremessa pacotes de cocaína de um avião bimotor como entrega ao criminoso Sydney “Syd” White (Ray Liotta, que faleceu uma semana depois de concluir as dublagens de seu personagem). Pouco antes de saltar de paraquedas, ele fica inconsciente e o acessório não abre, levando-o à morte. O caso atrai a atenção do detetive Bob Springs (Isiah Whitlock Jr.), que já estava investigando o chefão e conta com o apoio da oficial Reba (Ayoola Smart) para, inclusive, cuidar de seu cachorro. Já Syd convoca dois comparsas, Daveed (O’Shea Jackson Jr.) e seu filho Eddie (Alden Ehrenreich), para irem atrás das drogas.

Warden coloca mais personagens no rolo, como a mãe solteira Sari (Keri Russell, de Espíritos Obscuros), que descobre que a filha Dee Dee (Brooklynn Prince) se uniu ao coleguinha Henry (Christian Convery) para explorar uma cachoeira na região florestal; três adolescentes rebeldes – Stache (Aaron Holliday), Vest (J.B. Moore) e Ponytail (Leo Hanna) – que tentam assaltar Daveed e apanham, mas não sem antes revelar que encontraram as drogas e deixaram em um gazebo; além da guarda florestal Liz (Margo Martindale), interessada pelo amigo Peter (Jesse Tyler Ferguson), e que se envolve na busca pelas crianças desaparecidas.

Como se imagina, o urso vai encontrar os pacotes de cocaína, ficando “doidão“, atacando quem cruza seu caminho, como o casal de turistas Kristoffer (Kristofer Hivju) e Elsa (Hannah Hoekstra), a guarda-florestal, as crianças, a mãe Sari, o policial Bob e todos os demais, sempre em busca de mais drogas, com reações diversas, seja para subir com agilidade em uma árvore ou para simplesmente cochilar. Com tantos personagens atrapalhados e com ações estúpidas, o urso se destaca pela sua agressividade e carisma, presença imponente e movimentos insanos, tornando-se a grande motivação para ver o filme. Dentre as sequências mais divertidas, há a que envolve dois paramédicos, Beth (Kahyun Kim) e Tom (Scott Seiss), quando chegam ao centro de visitantes para atender os feridos.

Dentre as produções que envolvem comédia e elementos de suspense ou terror, O Urso do Pó Branco é a melhor de 2023 até o momento. Muito bem dirigido por Elizabeth Banks – embora seja mais conhecida como atriz (Brightburn: Filho das Trevas, O Mistério das Duas Irmãs, Seres Rastejantes), Banks já tem no currículo seis filmes, incluindo A Escolha Perfeita 2 (2015) e As Panteras (2019) – e contando com uma boa química de seu elenco, o longa mostra o quanto a criatividade pode tornar uma inspiração boba numa história engraçada, doidona e sangrenta.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 13

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Marcelo Milici

Professor e crítico de cinema há vinte anos, fundou o site Boca do Inferno, uma das principais referências do gênero fantástico no Brasil. Foi colunista do site Omelete, articulista da revista Amazing e jurado dos festivais Cinefantasy, Espantomania, SP Terror e do sarau da Casa das Rosas. Possui publicações em diversas antologias como “Terra Morta”, Arquivos do Mal”, “Galáxias Ocultas”, “A Hora Morta” e “Insanidade”, além de composições poéticas no livro “A Sociedade dos Poetas Vivos”. É um dos autores da enciclopédia “Medo de Palhaço”, lançado pela editora Évora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *