Sentimentos Mortais
Original:Seconds Apart
Ano:2011•País:EUA Direção:Antonio Negret Roteiro:George Richards Produção:Moshe Diamant, Courtney Solomon, Franklin A. Vallette Elenco:Orlando Jones, Edmund Entin, Gary Entin, Samantha Droke, Morgana Shaw, Louis Herthum, Marc Macaulay, James DuMont, Jenn Foreman, David Jensen, Leticia Jimenez |
Gêmeos, a mórbida semelhança que sempre traz desconforto em todas as vertentes do gênero. Entre as várias produções que trazem o horror em pares – veja mais neste especial -, Sentimentos Mortais (Seconds Apart, 2011) é uma produção menor, mas que tem seus méritos. Além de contar com irmãos perversos que atraem dor e morte para despertar seus próprios sentimentos, é um filme bem dirigido por Antonio Negret, acostumado a comandar episódios de séries como The 100, O Mundo Sombrio de Sabrina, entre outras, a partir de um roteiro interessante de George Richards. Conhece suas limitações de orçamento, pela produção rápida da After Dark Films, que durante as duas últimas décadas passadas desenvolvia o festival 8 Films to Die For, e ainda propõe algo simples e bem realizado. Distante de ser um clássico do gênero, o filme simplesmente cumpre seu papel como entretenimento raso.
O longa começa com a morte de quatro amigos durante uma roda de bebedeiras e conversa. Quando os gêmeos Jonah (Edmund Entin) e Seth Trimble (Gary Entin) chegam ao local, munidos com uma câmera de vídeo, os rapazes iniciam um jogo de roleta russa fatal, sem saber que fazem parte de um “projeto” da dupla. As mortes abalam a escola, e o detetive Lampkin (Orlando Jones, de A Máquina do Tempo, 2002) fica incumbido de desvendar o que aconteceu, não acreditando na versão inicial de suicídio e assassinato. Quando fica sabendo do relato da jovem Katie Dunn (Jenn Foreman), forçada a fazer sexo com um homem para que os gêmeos a filmem, o detetive passa a investigar os garotos, notando uma certa frieza em seus relatos.
Mais mortes, com aparência de suicídio, acontecem, como a do diretor, da própria Katie e até mesmo de um pedófilo, intrigando Lampkin na tentativa de descobrir o “modus operandi” dos irmãos. O detetive tem seu próprio inferno pessoal pelas cicatrizes de queimadura de seu rosto, devido a um acidental fatal com a esposa, e pelos pesadelos em que revive o episódio, precisando de uma terapia que o conduz a um “porto seguro“. O que pode atrapalhar os planos dos gêmeos é a chegada de uma nova aluna, Eve (Samantha Droke), que mexe com a cabeça de Jonah e compromete o poder que possuem, agindo como o elemento Claire Niveau (Geneviève Bujold), de Gêmeos, Mórbida Semelhança (Dead Fingers, 1988), de David Cronenberg.
Além dessa trama de assassinato e experimento dos rapazes, vale mencionar os pais deles, Rita (Morgana Shaw, de Evocando Espíritos 2, 2013) e Owen (Louis Herthum, de O Último Exorcismo – Parte 2, 2013), personagens sinistros, como semblantes risonhos como marionetes dos irmãos malditos – quando há uma revelação sobre a real condição familiar, é impossível não ser acometido por calafrios. Para entender o poder que os rapazes possuem, Lampkin então investiga o passado dos Trimble e o desenvolvimento dos garotos, cuja diferença entre os nascimentos formula o título original. A origem poderia até estabelecer uma conexão tênue com os gêmeos Pietro e Wanda Maximoff da Marvel, se o material à disposição de George Richards tivesse certos direitos.
Sentimentos Mortais se une aos bons filmes da After Dark Films, como Maldição (2005), Almas Reencarnadas (2005), Carta para a Morte (2006), Mulberry Street – Infecção em Nova York (2006), (A) Fronteira (2007), Prisioneiro da Morte (2007), Lake Mungo (2008), Do Além (2008), Lentes do Mal (2009), Skjult (2009), Perkins’ 14 (2009) e A Final (2010). Disponível no Prime, é um curioso exemplar sobre gêmeos perversos que podem tranquilamente figurar entre outros pares malditos.
Aproveitando a temática, este ano lancei um livro envolvendo gêmeas malditas, com elementos de body horror, religiosidade, possessão, assombração e até mortos-vivos. Trata-se de Lena – Paixão Sobrenatural, da Editora Alarde. Se tiver interesse, adquira o seu aqui.