Face of 4 (2017)

0
(0)
Face of 4
Original:Face of 4
Ano:2017•País:EUA
Direção:Alexander Azzi
Roteiro:Alexander Azzi
Produção:A.B. Gagnon
Elenco:William Galatis, Trip Case

Alexander Azzi estreia com o curta metragem Face of 4, que levou prêmio de melhor narrativa no Internacional Films Awards na Califórnia. O diretor trabalha com imagens limpas, com jogos de luz e sombras um pouco óbvios, mas que atendem às demandas trazidas pela narrativa, uma trilha sonora encaixada na trama e até mesmo ditando o ritmo do filme e peca apenas na direção dos atores. Podia ser melhor! Mas mesmo assim Face of 4 tem seu lugar no calorzinho do inferno.

A trama inicia com um homem sentado em uma mesa num lugar escuro e com um som de goteira insuportável ao fundo. Rapidamente ele acorda e percebe estar acorrentado ao chão do lugar. Tem um ato de rebeldia, dando gritos histéricos e percebe uma caixa sobre a mesa. Nessa caixa existem alguns dados todos com o número 4 virados para cima e em sua tampa pode-se ler:

Avoid a 4, walk out the door.

Face a 4, your son no more.

A partir daí nosso protagonista inicia um jogo consigo mesmo, numa espécie de mistura entre Jogos Mortais com suspenses menos escatológicos.

Face of 4 tem um clima de suspense tenso, que prende sua atenção logo de cara. No decorrer do curta você já começa a imaginar finais possíveis, mas ele te surpreende, o que é sempre bom, e nesse caso temos uma surpresa um pouco leve e engraçada, que ganha destaque ao ser acompanhada por uma trilha – também criada pelo diretor – onde os sons parecem guiar as personagens.

A locação para as filmagens foi uma antiga fábrica abandonada, que não possuía eletricidade, água corrente ou quaisquer facilidades da vida moderna. Assim, algumas filmagens foram apressadas com a chegada do outono e a baixa dos termômetros. Mas esse cenário caótico possibilitou algumas características do curta, como a goteira insistente e irritante que perpassa toda a narrativa.

O único ponto negativo da produção são os atores. Quando eles falam, principalmente. Não sei se foi um defeito da direção, ou um problema de escolha do elenco mesmo, mas as reações das personagens soam artificiais e não condizem com as cenas. Vamos dar um exemplo, para deixar tudo mais claro: quando o protagonista acorda na cadeira, ele ainda está um pouco zonzo, pois claramente foi dopado para ser acorrentado a sala, entretanto ele recobra a consciência muito rápido e imediatamente coloca a mão sobre os pés acorrentados. Não olha o entorno, não sente o próprio corpo, nem nada disso. E como se alguém assustasse antes de ouvir o barulho. Ficou falso. Mas, mesmo assim, as falas são poucas e os gestos com erros mais intensos acabam não sendo tão relevantes. Então vamos perdoar.

Em resumo, Face of 4 é um bom curta metragem de suspense, te prende do início ao fim e te faz questionar sobre a dualidade entre Sorte x Aproveitar Oportunidades.

E para alegria geral da nação, a produtora do curta, a Chicken Finger Films, liberou o curta no seu canal do YouTube. Então, aproveitem:

Trailer

Curta

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Luana Caroline Damião

Graduada em museologia, fã de faroestes e Christopher Lee, deseja que o mundo acabe com um apocalipse zumbi, onde, certamente, será um dos mortos-vivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *