Entre os dias 20 de março e 21 de abril, o CCBB São Paulo recebe a mostra Mestras do Macabro: As Cineastas do Horror ao Redor do Mundo, composta por uma retrospectiva de 28 longas-metragens de horror dirigidos por mulheres de diversas nacionalidades, além de atividades extras como debates e sessões comentadas, tudo isso de forma gratuita.
‘Mestras do Macabro’ traz um panorama histórico do gênero de horror, com filmes realizados entre 1971 e 2023, destacando desde pioneiras do cinema de exploração até sucessos contemporâneos, sendo cinco destes longas dirigidos por mulheres brasileiras. Além das exibições gratuitas, o evento conta com um curso de três dias ministrado pela curadora Beatriz Saldanha, um debate com a pesquisadora Laura Cánepa, uma sessão comentada com a cineasta Gabriela Amaral Almeida e um debate com a crítica Isabel Wittmann, contando com tradução em Libras.
Sobre a escolha dos títulos que compõem a mostra, Beatriz Saldanha afirma:
“Fiz questão de começar a mostra pelas cineastas do cinema de exploração, como Stephanie Rothman, Roberta Findlay e Amy Jones. Também propomos um passeio pelo ‘cinema de autoras’, com filmes super singulares de cineastas como Věra Chytilová, Kei Fujiwara, Karen Arthur, Ann Hui e Claire Denis. A partir dos anos 2000, nós temos alguns filmes que são mais conhecidos do público, considerados como novos clássicos, como Psicopata Americano, Garota Infernal, O Babadook, entre outros. Do meu ponto de vista são títulos que não poderiam ficar de fora por serem muito representativos de um período em que o horror começou a ser reivindicado para as mulheres pela comunidade acadêmica, pela crítica especializada e, sobretudo, pelas fãs do gênero.”
Ao realizar a mostra Mestras do Macabro: As Cineastas do Horror ao Redor do Mundo, o Centro Cultural Banco do Brasil oferece ao público a oportunidade de conhecer produções femininas em um campo até então predominantemente masculino. Além de reconhecer e valorizar o talento dessas cineastas, a mostra contribui para a transformação do gênero de horror, enriquecendo-o com novas perspectivas, conscientizando o público sobre a equidade de gênero no cinema e inspirando futuras gerações de mulheres a ingressarem na indústria cinematográfica.
Confira a seguir a programação completa da Mostra:
Semana 1
Dia 20 de março – quinta-feira
18h20 – Quando Chega a Escuridão (Near Dark). EUA, 1987. Direção: Kathryn Bigelow. Duração: 94 min. Classificação indicativa: 16 anos.
Dia 21 de março – sexta-feira
18h20 – Santa Maud (Saint Maud). Reino Unido, 2020. Direção: Rose Glass. Duração: 84 min. Classificação indicativa: 16 anos.
Dia 22 de março – sábado
16h30 – A Sombra do Pai. Brasil, 2019. Direção: Gabriela Amaral Almeida. Duração: 91 min. Classificação indicativa: 16 anos.
Seguido de debate com a pesquisadora Laura Cánepa e mediação da curadora Beatriz Saldanha, com tradução em Libras.
Dia 23 de março – domingo
16h – Sinfonia da Necrópole. Brasil, 2016. Direção: Juliana Rojas. Duração: 86 min. Classificação indicativa: 12 anos.
Dia 24 de março – segunda-feira
18h10 – Vingança Macabra (The Oracle). EUA, 1985. Direção: Roberta Findlay. Duração: 93 min. Classificação indicativa: 16 anos.
Semana 2
Dia 26 de março – quarta-feira
18h – Sem Seu Sangue, 2020. Direção: Alice Furtado. Duração: 100 min. Classificação indicativa: 16 anos. Sessão acessível: legenda descritiva e interpretação em Libras.
Dia 27 de março – quinta-feira
18h10 – O Babadook (The Babadook). Austrália / Canadá, 2014. Direção: Jennifer Kent. Duração: 90 min. Classificação indicativa: 16 anos.
Dia 28 de março – sexta-feira
18h – Amores Divididos (Eve’s Bayou). EUA, 1997. Direção: KasiLemmons. Duração: 108 min. Classificação indicativa: 16 anos.
Dia 29 de março – sábado
16h – Sessão Comentada: Cemitério Maldito (Pet Sematary). EUA, 1989. Direção: Mary Lambert. Duração: 102 min. Classificação indicativa: 16 anos. Sessão acessível: legenda descritiva. Seguido de palestra com a cineasta Gabriela Amaral Almeida, com tradução em Libras.
Dia 30 de março – domingo
15h – A Fria Luz do Dia (Cold Light of Day). Reino Unido, 1989. Direção: Fhiona Louise. Duração: 79 min. Classificação indicativa: 18 anos.
16h40 – Psicopata Americano (American Psycho). EUA, 2000. Direção: Mary Harron. Duração: 102 min. Classificação indicativa: 18 anos.
Dia 31 de março – segunda-feira
18h20 – Estranhos Poderes (The Godsend). Reino Unido, 1980. Direção: Gabrielle Beaumont. Duração: 86 min. Classificação indicativa: 16 anos.
Semana 3
Dia 02 de abril – quarta-feira
18h – Mortos de Fome (Ravenous). Reino Unido, República Tcheca, México, EUA, 1999. Direção: Antonia Bird. Duração: 101 min. Classificação indicativa: 18 anos.
Dia 03 de abril – quinta-feira
18h – A Jaula de Mafu (The Mafu Cage). EUA, 1978. Direção: Karen Arthur. Duração: 101 min. Classificação indicativa: 16 anos.
Dia 04 de abril – sexta-feira
18h10 – A Lenda de Candyman (Candyman). EUA, 2021. Direção: NiaDaCosta. Duração: 91 min. Classificação indicativa: 16 anos.
Dia 05 de abril – sábado
18h – O Chalé do Lobo (VlčíBouda). Tchecoslováquia, 1987. Direção: Vera Chytlová. Duração: 91 min. Classificação indicativa: 16 anos.
Seguido de debate com a crítica Isabel Wittmann e mediação da curadora Beatriz Saldanha, com tradução em Libras.
Dia 06 de abril – domingo
15h – Medusa. Brasil, 2023. Direção: Anita Rocha da Silveira. Duração: 123 min. Classificação indicativa: 16 anos.
17h30 – O Massacre (The Slumber Party Massacre). EUA, 1982. Direção: Amy Jones. Duração: 76 min. Classificação indicativa: 16 anos.
Dia 07 de abril – segunda-feira
18h30 – O Doce Vampiro (The Velvet Vampire). EUA, 1971. Direção: Stephanie Rothman. Duração: 80 min. Classificação indicativa: 16 anos.
Semana 4
Dia 09 de abril – quarta-feira
18h – Garota Infernal (Jennifer’s Body). EUA, 2009. Direção: Karyn Kusama. Duração: 107 min. Classificação indicativa: 16 anos.
Dia 10 de abril – quinta-feira
18h – Segredos Evidentes (Youling Renjian). Hong Kong, 2001. Direção: Ann Hui. Duração: 103 min. Classificação indicativa: 16 anos.
Dia 11 de abril – sexta-feira
15h – Curso Cineastas do Horror com Beatriz Saldanha. Encontro 3. Duração: 120 min. Classificação indicativa: 16 anos.
18h20 – Zumbis do Mal (MessiahofEvil). EUA, 1974. Direção: Willard Huyck e Gloria Katz. Duração: 90 min. Classificação indicativa: 16 anos.
Dia 12 de abril – sábado
15h – Curso Cineastas do Horror com Beatriz Saldanha. Encontro 3. Duração: 120 min. Classificação indicativa: 16 anos.
17h30 – Quando Chega a Escuridão (Near Dark). EUA, 1987. Direção: Kathryn Bigelow. Duração: 94 min. Classificação indicativa: 16 anos.
Dia 13 de abril – domingo
15h – Curso Cineastas do Horror com Beatriz Saldanha. Encontro 3. Duração: 120 min. Classificação indicativa: 16 anos.
17h20 – Grave (Grave). França, 2016. Direção: Julia Ducournau. Duração: 98 min. Classificação indicativa: 16 anos.
Dia 14 de abril – segunda-feira
18h30 – Terminal Praia Grande. Brasil, 2019. Direção: Mavi Simão. Duração: 73 min. Classificação indicativa: 14 anos.
Semana 5
Dia 16 de abril – quarta-feira
18h – Organ: Sem Limites para o Horror (Organ). Japão, 1996. Direção: Kei Fujiwara. Duração: 104 min. Classificação indicativa: 18 anos.
Dia 17 de abril – quinta-feira
18h – O Pesadelo de Celia (Celia). Austrália, 1989. Direção: Ann Turner. Duração: 103 min. Classificação indicativa: 16 anos.
Dia 18 de abril – sexta-feira
16h – Sem Seu Sangue, 2020. Direção: Alice Furtado. Duração: 100 min. Classificação indicativa: 16 anos.
18h10 – Desejo e Obsessão (Trouble Every Day). França, 2001. Direção: Claire Denis. Duração: 97 min. Classificação indicativa: 18 anos.
Dia 19 de abril – sábado
16h – Sinfonia da Necrópole. Brasil, 2016. Direção: Juliana Rojas. Duração: 86 min. Classificação indicativa: 12 anos. Sessão acessível: audiodescrição.
18h – Um Jantar Sangrento (Blood Diner). EUA, 1987. Direção: Jackie Kong. Duração: 88 min. Classificação indicativa: 18 anos.
Dia 20 de abril – domingo
16h – Medusa. Brasil, 2023. Direção: Anita Rocha da Silveira. Duração: 123 min. Classificação indicativa: 16 anos. Sessão acessível: audiodescrição.
Dia 21 de abril – segunda-feira
18h10 – Cemitério Maldito (Pet Sematary). EUA, 1989. Direção: Mary Lambert. Duração: 102 min. Classificação indicativa: 16 anos.
SERVIÇO
MOSTRA ‘MESTRAS DO MACABRO: AS CINEASTAS AO REDOR DO MUNDO’
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Período: 20 de março a 21 de abril
Ingressos: Gratuitos – Disponíveis em bb.com.br/cultura e bilheteria do CCBBClassificação indicativa: conforme a programação
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico – SP
Funcionamento CCBB: Aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças
Informações: (11) 4297-0600
Estacionamento: O CCBB possui estacionamento conveniado na Rua da Consolação, 228 (R$ 14 pelo período de 6 horas – necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB). O traslado é gratuito para o trajeto de ida e volta ao estacionamento e funciona das 12h às 21h.Transporte público: O CCBB fica a 5 minutos da estação São Bento do Metrô. Pesquise linhas de ônibus com embarque e desembarque nas Ruas Líbero Badaró e Boa Vista.
Táxi ou Aplicativo: Desembarque na Praça do Patriarca e siga a pé pela R. da Quitanda até o CCBB (200 m).
Van: Ida e volta gratuita, saindo da Rua da Consolação, 228. No trajeto de volta, há também uma parada no metrô República. Das 12h às 21h.