![]() Mártires
Original:Martyrs
Ano:2008•País:França Direção:Pascal Laugier Roteiro:Pascal Laugier Produção:Richard Grandpierre, Simon Trottier Elenco:Anie Pascale, Catherine Bégin, Emilie Miskdjian, Erika Scott, Gaëlle Cohen, Isabelle Chasse, Jessie Pham, Juliette Gosselin, Mike Chute, Morjana Alaoui, Mylène Jampanoï, Patricia Tulasne, Robert Toupin, Xavier Dolan |
Alta Tensão (Haute Tension / High Tension, 2003), Eles (Ils / Them, 2006), A Invasora (À L´intérieur / Inside, 2007), Fronteira (A) (Frontiere (s) / Frontier (s), 2007), e agora Martyrs (2008). O cinema de horror francês é atualmente um dos mais violentos e perturbadores, com filmes tensos, carregados de gore em roteiros que prendem a atenção e principalmente que ficam na memória do espectador. E também, com algumas exceções, constatamos que o tão badalado e popular cinema americano de horror não tem conseguido nos dias de hoje deixar de ser comum, trivial, repleto de clichês e excessivamente comercial, em detrimento de histórias originais e imagens ousadas de violência gráfica.

Dirigido e escrito por Pascal Laugier, de A Profecia dos Anjos e de O Homem das Sombras, o filme é ultra violento (a cena de vingança com o tiroteio é memorável), sangrento ao extremo (o líquido vermelho banha a tela em demasia), e explora um tema original (depois de ver o filme o espectador refletirá sobre o real significado de mártir), através de elementos interessantes que nos remetem a outros filmes como o americano O Albergue (Hostel), de Eli Roth, na ideia de uma sociedade secreta com objetivos sinistros, e as películas orientais com fantasmas atormentados, nas cenas de alucinação de uma das personagens. E ainda temos um desfecho adequado, tão perturbador quanto toda a bizarra história que é apresentada.
É interessante também notar como os cineastas franceses procuram colocar mulheres como protagonistas (reparem nos filmes citados no início desse texto), fazendo-as sofrer na carne dores e torturas inimagináveis, transformando-as em mártires literalmente. Altamente recomendável, Martyrs é cinema de horror puro, que merece e deve ser respeitado e reverenciado.





Finalmente consegui ver o filme e adorei, não imaginava que o filme seria tão pesado, com certeza não é para todos os gostos. Fiquei interessado agora em outros filmes de terror francês dessa leva como A Invasora e Alta Tensão porém esses filmes infelizmente são difíceis de encontrar e não estão em nenhum streaming que eu saiba.
Martyrs é simplesmente o melhor filme de terror deste século. É extremo, visceral, chocante e até revolucionário na sua narrativa (Poucos teriam a coragem por exemplo de fazer o que Pascal Laugier fez na metade do filme em relação à protagonista e ainda sim soar genial). Mas é também ultra-violento sem nunca perder o sentido, e quem já assistiu sabe que não há um único momento de abrigo no longa, pois a tensão e áurea sombria só aumenta e adquiri novo significado a medida que avança cada ato. Um ponto que é pouco destacado é a fotografia assustadoramente incrível, com destaque para a cena em que Lucie anda pelo corredor com a arma na mão procurando a filha de sua carrasca na infância – perceba o tom azul depressivo do corredor, e a expressão angustiada e pálida da protagonista, e de como essa combinação cria um verdadeiro labirinto depressivo em apenas alguns segundos de cena (Isso por si só já demonstra o potencial do filme, de como tudo foi detalhadamente feito – e acredite, cada cena tem igual impacto) Atinge sem pudor, te derruba a cada reviravolta e tem o melhor final de todos, justamente por ser o mais anti-final que já vi no cinema. Uma crítica implacável que ataca tudo e todos, e te deixa reflexivo mesmo meses depois de o ter assistido (E as vezes até anos – vi pela primeira vez em 2019 e volta e outra ainda reflito sobre ele, mesmo já sendo meu filme favorito de absolutamente tudo). Hora existencial, hora metafísico, é o auge do cinema de terror francês extremo, referência de que a arte pode sim ser extrema e ainda sim transcender ela, criando uma nova abordagem de como fazer de um filme de terror uma verdadeira obra-prima intocável.
Simplesmente ESPETACULAR!!! Um novo clássico do cinema.
ATENÇÃO; Martyrs está disponível na Amazon Prime
onde assitir martires ? nao acho em lugar nenhum
A Darkflix começa amanhã uma mostra de horror francês que vai incluir Mártires. Vai de 22 a 25 de outubro e é online e gratuita 🙂
https://darkflix.blog.br/darkflix-realiza-mostra-gratuita-sobre-o-movimento-cinematografico-new-french-extremity/
Quem não está acostumado com o “cinema-extremo” e as produções francesas, não vai gostar de Martyrs… Pelos comentários aqui, se vê que muitas pessoas nem deveriam estar no Boca do Inferno (pelos reclames do povo, percebe-se que o filme “cumpriu” o propósito mesmo com as pessoas que não compreendem o New French Extremity). O cinema apresentado por Pascal Laugier não é entretenimento (tá bom, é mas em grande parte não!). É um encontro violento com a miséria humana. Pra mim está no meu Top Dez do gênero. Um filme bem “difícil de digerir”, porque mesmo depois de alguns dias, você vai se pegar pensando nele…