Festa no Céu (2014)

0
(0)

Festa no Céu (2014)

Festa no Céu
Original:The Book of Life
Ano:2014•País:EUA
Direção:Jorge R. Gutierrez
Roteiro:Jorge R. Gutierrez, Douglas Langdale
Produção:Aaron Berger, Brad Booker, Guillermo del Toro, Carina Schulze
Elenco:Diego Luna, Zoe Saldana, Channing Tatum, Ron Perlman, Christina Applegate, Ice Cube, Danny Trejo, Ana de la Reguera

É inevitável pensar como a morte é um tema recorrido em praticamente todos os cantos do mundo. Existem grupos que acreditam que falecer é apenas mais uma etapa evolutiva enquanto outros defendem que morrer significa chegar ao fim de tudo. A grande verdade é que ninguém esteve concretamente morto e voltou para contar como foi. Enquanto isso não acontece, todas estas dúvidas encontraram um campo mais do que vasto no cinema onde a morte já foi representada de diversas maneiras sendo algumas positivas e outras mais trágicas.

Dentro destas vertentes fílmicas, o tema morte sempre teve um forte flerte com o cinema de terror, que inclusive insiste em fazer com que mortos voltem de suas tumbas para perseguir vivos como zumbis ou espíritos. Mas claro que nem tudo é trágico quando a sétima arte decide trabalhar com a tão temida morte. Um ótimo exemplo é a animação norte-americana Festa no Céu (The Book of Life, 2014). Dirigido por Jorge R Gutierrez e com produção de Guillermo del Toro, o filme é uma agradável produção não apenas para crianças, mas principalmente para adultos.

Festa no Céu (2014) (1)

Em Festa no Céu, acompanhamos a tradição mexicana do Dia dos Mortos, que acontece em 02 de novembro. Nesta data, os vivos se reúnem nos cemitérios não para lamentar, mas para se lembrar com alegria dos seus entes queridos que já morreram. Além de flores, os vivos também levam comidas e bebidas para os cemitérios, onde jantam próximos aos jazigos dos seus mortos e tudo com muita música e dança. A tradição explica que quando os vivos fazem esta celebração, os mortos continuarão lembrados e ficarão em uma terra semelhante a um céu. Caso os vivos não façam este ritual ou não lembrem mais dos seus mortos, as almas destes serão esquecidas.

Seguindo esta premissa, Festa no Céu acompanha a história de dois amigos, o romântico Manolo e o valente Joaquim, que disputam o amor de uma mesma garota, Maria. O que seria um delicado triângulo amoroso se torna um jogo perigoso quando, no Dia dos Mortos, uma aposta entre seres do mundo dos mortos promete bagunçar a vida e a morte do trio.

Neste cenário, Catrina/ La Muerte é uma adorada deusa ancestral, que governa a Terra dos Lembrados. Ela é ex-mulher de Xibalba, o governante da Terra dos Esquecidos, um trapaceiro. Em uma visita à Terra dos Vivos, eles fazem uma aposta. Se a jovem e bela Maria escolher se casar com o emotivo violinista Manolo, Catrina ganha, e Xibalba não poderá mais interferir no Mundo dos Vivos, como gosta de fazer. Se o preferido for o valente Joaquim, Xibalba passa a governar o Mundo dos Lembrados.

Festa no Céu (2014) (2)

A trama pode ser dividida em dois momentos. A ação no mundo dos vivos e quando Joaquim é morto em uma emboscada do Xilbaba e acaba indo parar na Terra dos Lembrados. O lugar é representado como uma grande festa de luzes brilhantes, enfeites, cores saturadas e churros para todos além de caveiras bem humoradas. Ao saber que foi enganado, Joaquim precisa passar por uma série de provas e com ajuda dos seus ancestrais, lutar para voltar ao mundo dos vivos e reconquistar Maria.

Jorge R Gutierrez faz aqui sua estreia na direção de longas, mas é a produção de Guillermo del Toro que dá norte do começo ao final do filme. Responsável por importantes obras cinematográficas das últimas duas décadas, como Espinha do Diabo, O Labirinto do Fauno e Hellboy, Guillermo coleciona elogios entre público e crítica e sua assinatura é claramente perceptível em Festa no Céu.

Além do bom roteiro, o filme é uma festa para os olhos com traços fortes e um colorido que procura trazer para as telas a vibração da tradição mexicana do Dia dos Mortos. Festa no Céu é dublado por atores famosos como Channing Tatum, Zoe Saldana e Diego Luna, e possui uma trilha sonora animada e com “sotaque” mexicano. No Brasil, os atores Thiago Lacerda e Marisa Orth estão entre os dubladores.

Então que tal aproveitar o dia 02 de novembro, onde o Dia dos Mortos também é comemorado no Brasil, para conferir Festa no Céu no cinema? Além de se divertir com um bom filme, o público também vai conferir uma produção que remete a uma das tradições mais fortes da América Latina.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Filipe Falcão

Jornalista formado e Doutor em Comunicação. Fã de filmes de terror, pesquisa academicamente o gênero desde 2006. Autor dos livros Fronteiras do Medo e A Aceleração do Medo e co-autor do livro Medo de Palhaço.

One thought on “Festa no Céu (2014)

  • 29/10/2015 em 05:39
    Permalink

    Os traços são muito diferentes do que estamos acostumados a ver e isso faz toda diferença além da história ser muito legal.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.