O Monstro Indestrutível (1956)

5
(4)

O Monstro Indestrutível
Original:Indestructible Man
Ano:1956•País:EUA
Direção:Jack Pollexfen
Roteiro:Vy Russell, Sue Dwiggins
Produção:Jack Pollexfen
Elenco:Lon Chaney Jr., Max Showalter, Marian Carr, Ross Elliott, Stuart Randall, Ken Terrell, Marjorie Stapp, Robert Shayne, Peggy Maley, Robert Foulk

O ator Lon Chaney Jr. (1906 / 1973) teve uma longa carreira com quase 200 créditos na filmografia. Filho de Lon Chaney, um astro renomado da época do cinema mudo, ele é bastante lembrado pelo papel do amaldiçoado Larry Talbot no clássico O Lobisomem (1941), da produtora “Universal”. E fez muitos filmes de orçamentos modestos do cinema de gênero, marcando seu nome na história do horror e ficção científica. Em 1956 ele esteve em O Monstro Indestrutível (Indestructible Man), no papel principal que deu nome ao filme, uma produção bagaceira com fotografia em preto e branco, dirigida por Jack Pollexfen.

Charles “O Açougueiro” Benton (Lon Chaney Jr.) é um criminoso preso pelo roubo de 600 mil dólares (algo em torno de 6 milhões de dólares em 2020), e condenado à morte na câmara de gás. Sentindo-se traído pelos companheiros de gangue, o advogado inescrupuloso Paul Lowe (Ross Elliott) e os comparsas Squeamy Ellis (Marvin Press) e Joe Marcellia (Ken Terrell), ele jura vingança contra eles, mesmo estando atrás das grades e com pena de morte.

Depois de executado, seu corpo vai parar nas mãos de um “cientista louco”, o bioquímico Prof. Bradshaw (Robert Shayne), e seu assistente (Joe Flynn), que o utilizam em experiências para a cura do câncer, aplicando uma descarga elétrica de 300 mil volts no cadáver. Charles Benton retorna então do mundo dos mortos, mudo, pois a descarga elétrica afetou suas cordas vocais, e extremamente forte devido a alterações na estrutura celular de seu corpo, tornando-se o “homem indestrutível” do título original (que no Brasil recebeu o nome oportunista alterado para “monstro”).

O detetive da polícia Tenente Dick Chasen (Max Showalter, creditado como Casey Adams), sob a supervisão do chefe Capitão John Lauder (Stuart Randall), é o responsável pela investigação do roubo, cujo dinheiro nunca foi encontrado, estando bem escondido de todos e com possibilidade de pistas do paradeiro com a bela dançarina Eva Martin (Marian Carr), amiga do “açougueiro”. O policial, obcecado em desvendar o caso, está no rastro do criminoso que voltou à vida, depois dele fugir do laboratório do cientista e iniciar seu plano sangrento de vingança, eliminando todos que cruzavam o seu caminho.

O Monstro Indestrutível é curto, com apenas 71 minutos, e é um filme de investigação policial de um roubo de dinheiro, com elementos de horror e ficção científica na figura do “cientista louco” (sempre trabalhando para o suposto bem da humanidade) e sua criação de um “homem indestrutível”. A história é toda narrada pelo policial Tenente Dick Chasen, que conta os detalhes de sua investigação e perseguição do assassino vingador. Lon Chaney Jr. faz novamente o papel do vilão, e depois de perder a voz após o imenso choque elétrico que lhe deu força descomunal, ele passa a evidenciar sua raiva com expressões faciais que mostram seu ódio mortal pelos companheiros traidores responsáveis por sua prisão e condenação à morte.

Para os apreciadores de ficção científica bagaceira, é pena que a participação do “cientista louco” e suas experiências bizarras sejam apenas pequenas, como pano de fundo para a história policial, com o laboratório sendo pouco explorado, com seus mostradores analógicos e aparelhos elétricos. Seria também bem mais interessante se o “homem indestrutível”, que resiste contra o disparo de projéteis de armas de fogo, tivesse o corpo deformado ou o rosto distorcido pela experiência com a descarga elétrica, transformando-se num monstro tosco em busca de vingança. Mas, a opção dos realizadores, talvez por questões orçamentárias ou pelo foco numa história policial, foi manter o ator Lon Chaney Jr. sem maquiagem de monstro, sendo apenas um homem forte que mata as pessoas com seus poderosos golpes.

Curiosamente, existe uma foto do açougueiro com Eva Martin desacordada em seus braços, a típica cena do “monstro carregando a mocinha”. Mas, isso não aparece no filme e apenas é revelado que a dançarina estava no hospital se recuperando de ferimentos não mostrados.

Lon Chaney Jr. teve várias participações em filmes de monstros clássicos da “Universal” e, além de ser o lobisomem no filme de 1941, também interpretou a criatura de Frankenstein, o vampiro Drácula e a Múmia. No caso dos diversos filmes bagaceiros de Horror e FC a partir da década de 1950 (período pós-Universal), vale citar alguns como O Castelo do Pavor (The Black Castle, 1952), A Torre dos Monstros (The Black Sleep, 1956), A Maldição do Monstro (The Cyclops, 1957), The Alligator People (1959), O Castelo Assombrado (The Haunted Palce, 1963), Dracula vs. Frankenstein (1971), entre outros.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Juvenatrix

Uma criatura da noite tão antiga quanto seu próprio poder sombrio. As palavras são suas servas e sua paixão pelo Horror é a sua motivação nesse Inferno Digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *