Mutação 3 – O Sentinela (2003)

5
(4)

Mutação 3 - O Sentinela
Original:Mimic: Sentinel
Ano:2003•País:EUA
Direção:J.T. Petty
Roteiro:J.T. Petty, Donald A. Wollheim
Produção:Ron Schmidt
Elenco:Lance Henriksen, Alex Cioalca, Karl Geary, Alexis Dziena, Keith D. Robinson, Rebecca Mader, Ion Haiduc

Na velocidade da multiplicação dos insetos, em 2003, a franquia Mutação encontrou sua terceira parte. J.T. Petty, do ótimo Fácil de Enterrar (Soft for Digging, 2001), assumiu o comando, a partir de um roteiro de sua própria autoria, com inspiração no conto “Mimic“, de Donald A. Wollheim. E para tentar justificar uma conferida, uma vez que uma parte 3 só seria motivadora para os fãs de Mutação e Mutação 2, trouxe para seu elenco dois rostos conhecidos: Amanda Plummer (de O Ajudante de Satã, 2004) e Lance Henriksen (veterano de filmes de horror e ficção como Aliens, O Resgate, 1986) – além de Ion Haiduc, rosto comum nas franquias da Full Moon, de Charles Band, como Subspecies.

O garoto-bolha Marvin (Karl Geary, de Escavadores, 2008) é um dos sobreviventes da Strickler Disease, uma  imunodeficiência, sendo obrigado a se isolar do mundo por inúmeros problemas alérgicos. Para se distrair, ele passa seus dias a observar e fotografar pela janela de seu quarto a movimentação no prédio da frente, com a ajuda da irmã Rosy (Alexis Dziena). Entre as personagens fotografadas e expostas em seu mural, há o traficante Desmond (Keith Robinson), a vovó Bell (Maria Oprescu) e o coletor de lixo (Henriksen), confundido com uma estranha silhueta que caminha pelos becos escuros.

Logo assassinatos ocorrerão na vizinhança, com a testemunha do rapaz, que não será ouvido por sua mãe Simone (Plummer) e nem pelo detetive Gary (John Kapelos), que passará a frequentar sua residência. Com o apoio da bela vizinha Carmen (Rebecca Mader, de O Diabo Veste Prada, 2006), ele aos poucos nota que há algo terrível ocorrendo no prédio e terá que investigar por conta própria, mesmo que tenha somente que observar de longe.

É claro que o inimigo é novamente a barata gigante dos filmes anteriores, e o tal coletor é alguém que conhece bem Judas (vulgo “senhor sapatos engraçados“) e tem razões financeiras para caçar ovos no local. Também é bastante óbvio que a referência principal do longa é o clássico Janela Indiscreta (Rear Window, 1954), de Alfred Hitchcock, imitando até mesmo a cena em que o rapaz tenta alertar alguém que está secretamente investigando os vizinhos.

Apesar das limitações, principalmente no tocante aos efeitos especiais, Mutação 3 é até passável, funcionando como um thriller de investigação e assassinato, que poderia trocar os monstros por algum assassino em série, sem prejuízo do conteúdo. Com atuações aceitáveis e um enredo semi-intrigante, o longa perde feio para o original, mas ainda pode servir de curiosidade passageira, incomodando apenas quem teme insetos e não quer nem pensar na possibilidade de vê-los do tamanho de pessoas adultas.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Marcelo Milici

Professor e crítico de cinema há vinte anos, fundou o site Boca do Inferno, uma das principais referências do gênero fantástico no Brasil. Foi colunista do site Omelete, articulista da revista Amazing e jurado dos festivais Cinefantasy, Espantomania, SP Terror e do sarau da Casa das Rosas. Possui publicações em diversas antologias como “Terra Morta”, Arquivos do Mal”, “Galáxias Ocultas”, “A Hora Morta” e “Insanidade”, além de composições poéticas no livro “A Sociedade dos Poetas Vivos”. É um dos autores da enciclopédia “Medo de Palhaço”, lançado pela editora Évora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *