The Boulet Brothers’ Dragula – 5ª Temporada (2023-2024)

5
(4)

The Boulet Brothers’ Dragula – 5ª Temporada
Original:The Boulet Brothers’ Dragula – Season 5
Ano:2023-2024 •País:EUA
Direção:The Boulet Brothers, KC Lindley
Roteiro:The Boulet Brothers
Produção:The Boulet Brothers, David Sigurani, Emily Gotto, Nicholas Lazo, Samuel Zimmerman, Ian Devoglaer, Aaron Moskal, Darren Stein, KC Lindley, Jayla Carter
Elenco:Anna Phylactic, Blackberri, Cynthia Doll, Fantasia Royale Gaga, Jarvis Hammer, Jay Kay, Niohuru X, Onyx Ondyx, Orkgotik, Satanna, Throb Zombie

E depois de uma temporada só de titãs, os Boulet Brothers retomam o formato regular da franquia com sua 5ª temporada. Atendendo aos pedidos, ou melhor, às reclamações dos fãs do programa, dessa vez temos de volta os extermination challenges e a coroação do vencedor com banho de sangue. Mas, conforme prometido em um episódio do podcast Creatures Of The Night, essa nova temporada marca também um novo capítulo na história do show, trazendo novidades pontuais, mas que fizeram a diferença.

A primeira mudança está nas aberturas e cenas de morte dos participantes exterminados. A princípio, confesso que estranhei todos os episódios terem essas sequências em preto e branco, com o estilo dos filmes de terror da década de 40, e comecei a sentir falta do formato da 4ª temporada (para mim a que teve os melhores esquetes de aberturas e mortes, até o momento). Porém, segundo os próprios criadores do programa, a ideia é que a cada nova temporada a temática mude de acordo com as décadas do cinema de horror. Ou seja, podemos esperar por uma 6ª temporada com temática dos anos 50/60, por exemplo.

Após uma chuva de críticas que The Boulet Brothers’ Dragula: Titans (2022) teve por ficar muito centrada em conflitos e dramas entre os competidores, a 5ª temporada foi planejada para focar no aspecto técnico da competição, e conseguiu. Nem mesmo o relacionamento entre Niohuru X e Orkgotik conseguiu desviar o foco do programa, e não chega aos pés do tédio que foi aguentar o triângulo amoroso da temporada passada.

Apesar dos esforços para agradar a audiência, essa temporada teve muitos defeitos. A volta de um participante exterminado sem nenhum motivo aparente, o avanço de um Top 4 para a final, ao invés de Top 3, são alguns exemplos de plot twists que só servem pra deixar o programa cansativo. A tradicional competição entre bandas – Monsters of Rock – tinha tudo para ser a melhor dentre todas as temporadas, pois pela primeira vez os participantes teriam que cantar ao vivo, mas foi arruinada por uma edição que mesclou as performances das duas bandas, sendo difícil poder avaliar o desempenho de cada uma.

Mas a season 5 também teve seus bons momentos. O ponto alto para mim foi o segundo episódio com o tema Trashcan Children, um desafio criado para evocar o princípio filth que faltou nas últimas temporadas. Nessa noite, tivemos algumas das performances mais grotescas e insanas já exibidas na história do programa, talvez da televisão norte americana, até estranhei não terem sido censuradas.

Outro destaque vai para o talento e diversidade do elenco, especialmente dos participantes que chegaram na final. Essa temporada teve o Top 3/4 mais forte até hoje: uma vampira chinesa, um drag king zumbi, um cenobita argentino e uma drag queen barbada do Texas. Em contrapartida, tivemos as performances finais mais fracas em comparação às anteriores. A única categoria que realmente surpreendeu foi o glamour, deixando o horror e o filth bem apagadinhos.

A 5ª temporada de Dragula foi bem mediana, corrigiu erros do passado para que novos equívocos fossem cometidos. Não podemos negar que os Boulet Brothers são completamente apaixonados e envolvidos pelo processo de criação do programa e, provavelmente, vão ouvir as sugestões dos fãs, ou deixar a gente de castigo mais uma vez, nos fazendo esperar duas semanas para assistir à final.

The Boulet Brothers’ Dragula – 5ª temporada está no serviço de streaming Shudder, ainda indisponível no Brasil.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Taison Natarelli

Biólogo e enfermeiro, nascido e criado em Jaboticabal-SP, a cidade dos zumbis e das “Sete Catacumbas”. Um geek apaixonado por filmes de terror e ficção científica, especialmente os slashers dos anos 70/80 e Jurassic Park.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *