As 11 Falhas de Stranger Things 2

2.3
(3)

Eis que a longa espera terminou e a segunda temporada de Stranger Things finalmente estreou. Depois de uma primeira temporada que foi bastante bem recebida de forma unânime pela crítica e principalmente pelo público, todos os caminhos levavam para uma segunda temporada. Depois de trailers extremamente convidativos, a segunda temporada estreou fazendo barulho. Mas infelizmente diferente do que aconteceu no ano passado, a unanimidade em torno da série rachou e agora é possível ter parte dos fãs que continua idolatrando a série enquanto outra parte simplesmente ficou decepcionado com este “capítulo dois”. Vamos listar abaixo onze razões que podem ter provocado esta divisão.

SPOILER ALERT!!!! SPOILER ALERT!!!! SPOILER ALERT!!!! SPOILER ALERT!!!! SPOILER ALERT!!!!

1. Narrativa arrastada. Na primeira temporada, Will já é “abduzido” para o Mundo Invertido antes mesmo dos créditos iniciais para então toda a ação começar. Nesta segunda temporada parece existir um retardo na ação, que simplesmente sempre demora muito a acontecer. Os comentários de quem assistiu eram sempre que “a coisa vai ficar boa no oitavo capítulo”. Estamos falando de uma temporada com nove episódios. O primeiro capítulo, por exemplo, perdeu mais tempo em reapresentar os personagens, além de trazer novos e desnecessários personagens. A sensação é como dirigir um carro com defeito que simplesmente não consegue andar direito.

2. Fragmentação da trama justamente através dos personagens. Parte da questão problemática do item anterior aconteceu em parte pela excessiva fragmentação dos personagens e tramas paralelas. Vamos relembrar novamente. Na parte um, tínhamos basicamente três núcleos principais: o das crianças, o de Joyce e Hooper e o triângulo amoroso Nancy – Jonathan – Steve. Na temporada dois existe uma nova configuração dos personagens e nem todas funcionam. O melhor, ou seria pior, exemplo foi a “duplaDustin e Steve. Além disso, esta nova organização levou alguns personagens a terem estranhos comportamentos. Basta lembrar da noite de Halloween quando Will tem um ataque e Dustin e Lucas simplesmente seguem o conselho de Mike para irem embora. O raciocínio é mais ou menos o seguinte. Seu amigo que ficou preso uma semana no Mundo Invertido teve um ataque do nada. Vamos ficar ao lado dele? Não, melhor passar a noite com a menina que conhecemos recentemente.

3. De todos os erros da segunda temporada, um dos principais responde pelo nome de Max. Além de não trazer nada para a trama, a garota inclusive é mal apresentada no roteiro forçando uma ligação desnecessária com o quarteto de amigos que do nada passa a tratar a garota como pessoa da mais alta confiança dois dias depois de terem conhecido a mesma. Sem contar que o triângulo amoroso dela com Dustin e Lucas apenas retarda a já arrastada narrativa da série. Zzzzzzzz.

4. Vamos recapitular. Existe o Mundo Invertido, seu amigo esteve preso lá, Barb morreu lá. E para completar você não apenas viu como quase foi morto pelo demogorgon. Passou um ano e do nada você encontra uma larva super esquisita e que faz um barulho igual ao demogorgon. Você descobre que trata-se de uma espécie desconhecida e que cresce de forma não natural, mas que tal adotar este estranho ser como novo bichinho de estimação? E claro, vamos ignorar totalmente o aviso dos amigos de que aquele bicho não é do bem. Precisa comentar algo mais?

5. Dart 2. Precisa sim. Eis que no último capítulo somos brindados com uma das pérolas máximas desta temporada. Pois Dart cresceu, virou um demogorgon. Vamos recapitular que estes monstros agem através de uma consciência coletiva com o Mundo Invertido, o monstro da sombra e todos os outros demogorgons. Mas convenientemente Dart não vai matar os mocinhos porquê o bichano vai se lembrar que comeu caramelo alguns dias antes… Role, finja de morto, balance o rabinho. Agora não precisa realmente comentar mais nada…

6. Se Max era uma personagem que não precisava existir, o que dizer do irmão dela? A sensação que fica é que como Steve agora é amigo, meigo e sensível, a série precisava de um novo adulto malvado. Além de forçado, existem algumas questões totalmente desnecessárias como quando Billy espanca Steve para depois quase abraçar ele no chuveiro e depois sensualizar com a mãe de Nancy. Oi???

7. A irmã de Eleven. Eis que no sétimo capítulo somos brindados com um episódio de X-Men. Os “humanos” são malvados. Vou punir todos eles e vou usar meus super poderes para isso. E claro, estamos na década de 1980 e vou recrutar uma gangue de punks que não possuem nenhum super poder apenas porquê punks são a cara dos anos 80. Além de ser um episódio completamente deslocado, não trouxe nada de tão novo para Eleven. Use a sua raiva? Ela já havia feito isso na primeira temporada.

8. O amigo de Frodo namorando Winona Ryder. Tudo bem que Stranger Things fez / faz sucesso pelas referências aos clássicos dos anos 80. Mas Bob foi uma das decisões mais equivocadas da segunda temporada. E vamos combinar que a química dele com Joyce era quase zero. Parece que ele entrou na série apenas para fazer referência ao seu personagem Mike em Os Goonies quando ele fala do tesouro. Embora a maioria das pessoas provavelmente vai se lembrar dele muito mais como Sam, o amigo de Frodo da trilogia O Senhor dos Anéis. Pelo menos Bob morreu. Ou seja, não temos o risco de tê-lo de volta na terceira temporada.

9. Vamos todos nos encontrar por acaso. O roteiro desta segunda temporada veio cheio de buracos e falhas. Mas talvez um das situações mais forçada foi o grande encontro coletivo na frente do laboratório de Hawkins. Vimos que os personagens passam quase a temporada inteira separados em seus novos grupos. Mas do nada, justamente no tal capítulo 8, todos estão convenientemente ou no laboratório ou nas redondezas. Unidos venceremos.

10. Nancy, a investigadora. Depois de tomar um porre e deixar bem claro para Steve que não o ama mais, Nancy decide vingar a morte da sua amiga Barb. E para isso ela tem um plano brilhante. Vai fazer com que seja levada até o laboratório de Hawkins onde o cientista Sam (o único novo personagem interessante) abre o jogo e conta tudo para ela. Esperta, Nancy levou uma fita k7 e gravou toda a declaração. Além de esperta, Nancy teve sorte da fita não terminar na hora errada. E que equipe de segurança mais fajuta esta do laboratório que nem uma revista fez na bolsa de Nancy.

11. Eleven é a Jean Grey versão Fenix do apocalipse. Um dos pontos interessantes da segunda temporada foi a relação de Eleven com Hooper. Sem clichês ou situações sentimentaloides, o convívio dos dois não foi dos mais fáceis, o que trouxe justamente interesse nesta questão. Por este motivo Eleven passa a segunda temporada inteira sem interagir com os demais personagens principais e apenas surge, novamente, como salvadora diante do caos eminente. Ao adentrar no Mundo Invertido, parece disposta a fazer mais um sacrifício pelos amigos. Aqui temos apenas uma recriação do final da primeira temporada, porém em uma escala bem maior.

Concorda com essas falhas apontadas? Viu mais algumas? Não deixe de contribuir com seu comentário!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 2.3 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Filipe Falcão

Jornalista formado e Doutor em Comunicação. Fã de filmes de terror, pesquisa academicamente o gênero desde 2006. Autor dos livros Fronteiras do Medo e A Aceleração do Medo e co-autor do livro Medo de Palhaço.

16 thoughts on “As 11 Falhas de Stranger Things 2

  • 20/03/2019 em 19:39
    Permalink

    Também achei totalmente desnecessária a entrada da Max e do irmão. Se todas as cenas em que eles aparecem fossem retiradas, não faria diferença nenhuma no andamento da temporada. Sem dizer que são dois chatos!

    Resposta
  • 21/07/2018 em 03:38
    Permalink

    Concordo com as críticas. Queria deixar minha contribuição de erros encontrados na série:

    1 – Por que só pensaram em esquentar o moleque no último episódio? Era óbvio que os demagorgs não suportavam calor, poderiam ter tentado algo do tipo antes.

    2 – Em uma cena que as crianças e o Steve preparam uma armadilha para o Dart, os “demadogs” não conseguem adentrar em um Trailer velho. Porém, no massacre que acontece no laboratório conseguem quebrar facilmente um vidro a base de policarbonato usado na interface caverna-laboratório que, segundo o próprio segurança, é altamente resistente.

    3 – Porque o doutor decidiu ficar no laboratório? Como ele estava vivo no final? O que os demadogs pensaram quando ele foi “pego de jeito”? Certamente os mesmos não zelaram por Bob, já que chegam a devorá-lo completamente.

    Resposta
  • 01/03/2018 em 16:28
    Permalink

    Achei a maioria dos pontos levantados bem problemáticos e desnecessários, a impressão é que os mesmos motivos que levaram o autor a se incomodar na 2 temporada foram os que agradaram o público geral, então é meio que uma questão de não apoiar o direcionamento que a série está tomando e isso não é uma falha.

    Resposta
  • 14/12/2017 em 17:03
    Permalink

    Olá,
    terminei (ontem) de assistir a segunda temporada, e agora posso dar a minha opinião. 1- Eu gostei muito do seriado até aqui, e para mim, a segunda temporada foi ainda melhor que a primeira. 2- Concordo em alguns pontos com você FILIPE: o irmão da MAD MAX foi um porre e desnecessário, e não comeu a mãe da NANCY (DEVERIA!!!); houve muitas falhas e furos no roteiro como o gravador da NANCY e o DART (mesmo assim gostei dessa temporada). 3- Eu fui criança nos anos 80 e acredito que a série conseguiu agradar aos saudosistas como eu. 4- Meu personagem preferido, até agora, é a ONZE, e gostei muito do capítulo 7, que também lembra um pouco o filme SCANNERS; mas acho que outros personagens poderosos, como a irmã da ONZE, devem ser inseridos ou melhor aproveitados nesta e em outras temporadas.

    Resposta
    • 22/02/2018 em 10:54
      Permalink

      Apagaram meu comentário?! Poxa vida, nem falei mal da crítica. rs

      Resposta
      • Avatar photo
        22/02/2018 em 11:08
        Permalink

        Passamos por uma manutenção e alguns comentários foram perdidos, Leo. Não apagamos.

        Resposta
  • 07/12/2017 em 19:43
    Permalink

    texto pobre e sem conteudo forçado feito para fazer click bait… isso mostra apenas o fim do boca do inferno…

    Resposta
  • 06/12/2017 em 23:49
    Permalink

    Trazer novos e desinteressantes personagens?????? Quê? Os 4 novos personagens são EXCELENTES! Em especial Max e o (meio) irmão.

    Resposta
  • 02/12/2017 em 18:49
    Permalink

    Marcio, aqui não tem patrulha, tem apenas pessoas colocando suas opiniões, inclusive o autor do texto. Patrulha me parece a atitude conformista e ditatorial de quem proíbe outros de expressarem sua própria opinião, principalmente se esta opinião vai no sentido oposto da mídia e aponta falhas na série queridinha da netflix atualmente. Ah, e só para se fazer saber, eu também era adolescente nos 80… 🙂

    Resposta
  • 01/12/2017 em 15:22
    Permalink

    a patrulha ta batendo até aqui?

    gostei mais da 1ª temporada, mas não sou capaz de jogar tanta pedra assim na segunda, só pelas referencias ja me basta, para se fazer saber em 80 tinha 12 anos.

    Resposta
  • 30/11/2017 em 10:44
    Permalink

    Pior que a 2ª temporada é a série “behind the scenes”, êita coisa chata os caras batendo papo numa mesa ao invés de mostrar os bastidores da produção. Foram dois tiros no pé dos tais irmãos diretores…

    Resposta
  • 30/11/2017 em 10:42
    Permalink

    [COMENTÁRIO COM SPOILERS]

    Concordo. Achei a 2ª temporada bem fraca, não fez jus a expectativa. A série abre mostrando a irmã de Eleven, você pensa que ela vai ter um papel importante, mas só existe para preencher um episódio a parte da trama que nada agrega à história. Só fiquei na dúvida se vai ter uma 3ª temporada pra gente ver aquele muleke metaleiro comer a mãe de Nancy

    Resposta
  • 29/11/2017 em 17:14
    Permalink

    Filipe está certo em todo o seu texto. Stranger Things devia se chamar Boring Things. A primeira temporada foi até passável, mas a segunda deu azia. Se tirar o apelo oitentista, não sobra nada, com um péssimo roteiro e crianças prá lá de chatas. Se é para assistir uma aventura com cara dos anos, vá ver o Super 8, esta sim, uma aventura sólida, das mãos do J. J. e do Spielberg!

    Resposta
  • 28/11/2017 em 22:12
    Permalink

    O que eu odiei nessa temporada e me fez até parar de assistir foi o romance entre as crianças. As crianças ficam de namorico o tempo todo poxa é bizarro eles são mto novos. Do jeito que a coisa ta é capaz do Mike e a Eleven irem pra cama na próxima temporada.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *