Cinema

O crossover entre Jason e Evil Dead é mais real do que você imagina

Jason é um Deadite!

Apesar do longa intitulado Jason Vai Para o Inferno: A Última Sexta-Feira (Jason Goes to Hell: The Final Friday), lançado em 1993, não ser um dos mais memoráveis filmes da franquia Sexta-feira 13, ele certamente é um dos títulos mais populares da série que impulsionou o desejo dos fãs de mais tarde, em 2003, assistirem o longa Freddy vs. Jason, além de incitar a possibilidade da HQ Freddy vs. Jason vs. Ash ganhar uma adaptação para as telonas.

Recentemente, em uma entrevista concedida ao site Horror Geek Life, Adam Marcus, o diretor de Jason Vai Para o Inferno: A Última Sexta-Feira, revelou que a HQ intitulada Freddy vs. Jason vs. Ash baseia-se em uma mitologia que ele criou envolvendo o personagem Jason Voorhees de Sexta-feira 13 junto ao universo de Ash Williams em Evil Dead.

Segundo Adam, “a intenção era colocar vários easter eggs no filme Jason Vai Para o Inferno: A Última Sexta-Feira, então, enquanto eu estava no set escrevendo este roteiro, me tornei amigo de Bob Kurtzman e Sam Raimi, que na época estavam trabalhando em Uma Noite Alucinante 3 (Army of Darkness). Um dia perguntei a Sam se ele poderia me emprestar o Necronomicon de seu filme para que eu pudesse inseri-lo em meu filme. Sam me perguntou por que, e eu expliquei a história, eu estava tentando criar uma mitologia para explicar a origem de Jason pois, como um espectador da franquia, achava que isso era algo que faltava”.

“Ao final do longa original de 1980, Sexta-feira 13, dirigido por Sean S. Cunninghan, a cena em que Jason ainda criança sai repentinamente do lago é uma das mais marcantes e assustadoras, porém o diretor jamais imaginaria que, devido ao sucesso, este filme renderia tantas sequências. Alguns meses depois, no segundo longa da franquia, intitulado Sexta-Feira 13 – Parte 2 (Friday the 13th Part II), a personagem Alice do primeiro filme (interpretada pela atriz Adrienne King) está em sua casa quando é assassinada por um homem gigante (que até então era somente um garoto). Eu me lembro que tinha 12 anos e ficava me perguntando: O que? Por que ele não é mais uma criança, como ele conseguiu sobreviver durante 30 anos dentro de um lago?”

“Então, eu contei a Sam que tinha a intenção de mostrar em meu filme o Necronomicon na casa de Pamela Voorhees e assim insinuar que ela fez um acordo com o diabo proferindo algumas palavras contidas no Necronomicon para tentar trazer seu filho Jason de volta. É por isso que o universo de Jason não é necessariamente só dele, o universo de Jason também envolve Evil Dead. Em poucas palavras: Jason é um Deadite! Sendo assim, foi possível explicar como um garoto que vivia no lago tornou-se um homem adulto dentro de poucos meses e porque é tão difícil matar o Jason.”

“Após essa explicação Sam adorou a minha proposta! Ele foi até o set de gravações, pegou o livro, colocou em uma bolsa de plástico e me disse para colocá-lo no filme. Então, apenas eu, Sam e Bob Kurtzman sabemos que a ideia da história presente nessa HQ é minha. Jason Voorhees é um Deadite e ele vive no mesmo universo de Evil Dead.”

Considerando isso, quem sabe um dia teremos o prazer de prestigiar o longa intitulado Freddy vs. Jason vs. Ash, baseado nessa incrível mitologia criada por Adam Marcus!

Leia também:

2 Comentários

  1. Devo dizer que até que gostei da ideia, seria bem interessante mesmo ver algo assim.

    Quem sabe eles não incluam isso na série Ash VS Evil Dead…

    • Pat Mendes

      Também adorei essa ideia, Alexandre! Realmente poderiam incluí-la na série ”Ash vs Evil Dead”! 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *