O Dia de Satã (1988)

4.4
(9)

10 CARAS DO DEMO

O diabo já apareceu em centenas, talvez milhares de filmes. Às vezes dá as caras pessoalmente, às vezes manda representantes, tipo o demônio Pazuzu em O Exorcista ou seu próprio filho, o Anticristo, na série A Profecia. Desde os primórdios do cinema, diretores, atores e técnicos em efeitos especiais têm trabalhado arduamente para criar novas e assustadoras versões do chamado Lúcifer, Mefistófeles, Belzebu e tantos outros nomes. Afinal, o monstrengo com chifres e cara deformada (tipo o mostrado em O Dia de Satã) não está com nada, e a moda agora é transformá-lo em uma figura mais humana e andrógina. Confira algumas das faces mais populares do demônio no cinema, e repare como grandes atores já se arriscaram a interpretar o cramulhão ao lado de alguns ilustres desconhecidos:

EMIL JANNINGS (FAUSTO, 1926)
No clássico do expressionismo alemão dirigido por F. W. Murnau, nos tempos do cinema mudo, Satanás é mostrado como uma figura simpática ao tentar seduzir o velho Fausto para que ele venda a alma em troca da juventude. O ator alemão Emil Jannings foi responsável por uma das primeiras caracterizações do personagem, sem chifres ou orelhas pontudas. Chega a ser assustador.

Devil-1

LON CHANEY JR. (THE DEVIL’S MESSENGER, 1961).
Conhecido por trabalhar sob pesada maquiagem em filmes de lobisomem, Lon Channey Jr. também encarou o papel do demo no filme The Evil´s Messenger, da década de 60. Só que desta vez a maquiagem foi mais simples: dois corninhos na testa de Channey, e era isso! Não dá medo nem na vovó!

Devil-2

JACK NICHOLSON (AS BRUXAS DE EASTWICK, 1987)
No filme de George Miller, Nicholson deita e rola com suas expressões malvadas no papel de um Satanás humano, que nunca aparece com chifres ou rabo pontudo, e ainda seduz três belas mulheres. Como o ator já tem uma expressão demoníaca (lembram de O Iluminado), foi fácil encarar o papel complicado.

Devil-3

ROBERT DE NIRO (CORAÇÃO SATÂNICO, 1987)
No mesmo ano em que Nicholson fez o demo, De Niro roubou a cena como um misterioso personagem de cabelos compridos, barba e longas unhas chamado Louis Chypher. Quando o detetive interpretado por Mickey Rourke descobre que o nome é uma brincadeira com “Lúcifer” e não acredita, De Niro fica com os olhos vermelhos e diz: “Se eu tivesse chifres e rabo pontudo, você acreditaria?“. Filmaço!

Devil-4

JAMEY SHERIDAN (A DANÇA DA MORTE, 1994)
Na minissérie baseada em um livro de Stephen King, Jamey interpreta Randall Flagg, um motoqueiro que, na verdade, é o demônio. Quando ele está em forma humana até engana, mas ao se transformar… cruzes! Uma maquiagem horrenda, pior ainda que a dO Dia de Satã. Será que eles pensavam que alguém ia ficar com medo desse Satã de meia tigela?

Devil-5

VIGGO MORTENSEN (ANJOS REBELDES, 1995)
Acredite se quiser, mas uma das mais assustadoras aparições de Satanás no cinema foi na pele de Viggo Mortensen, que depois faria o heróico Aragorn de O Senhor dos Anéis. Em Anjos Rebeldes, o diabo aparece no final, como coadjuvante, por menos de cinco minutos, mas seu discurso para os heróis e sua caracterização sinistra colocam Mortensen como um dos melhores intérpretes do demo no cinema, sem exageros, sem caretas e sem efeitos especiais.

Devil-6

AL PACINO (O ADVOGADO DO DIABO, 1997)
Outro diabo em pele humana, como o Jack Nicholson de As Bruxas de Eastwick. No filme de Taylor Hackfor, estrelado por Keanu Reeves, Pacino interpreta Satanás sem nunca apelar para efeitos especiais, embora exagere nas caretas no final, quando blasfema contra Deus. Ironicamente, o demo controla um escritório de advocacia!!!! Isso deve ter dado margem a muitas e muitas piadinhas…

Devil-7

GABRIEL BYRNE (FIM DOS DIAS, 1999)
Neste filme estrelado por Arnold Schwarzenegger, Byrne não interpreta o demônio em pessoa, mas sim o humano cujo corpo foi possuído pelo diabo. Mas a interpretação cínica e o olhar maléfico valem uma citação. Pena que no final insistam em mostrar o diabo desencarnado como uma enorme serpente de fogo (CGI barato) perseguindo o Schwarzenegger…

Devil-8

HARVEY KEITEL (LITTLE NICKY, 2000)
O coitado do Keitel pagou o maior mico da história como um Satanás de orelhinhas pontudas e corninhos, tipo aqueles das historinhas da Turma da Mônica… Menos mal que o filme é uma comédia bobalhona, estrelada por Adam Sandler. Mas Keitel merecia coisa melhor e deve estar com vergonha na cara até hoje de ter entrado nessa furada!

Devil-9

ROSALINDA CELENTANO (A PAIXÃO DE CRISTO, 2004)
Uma das melhores caracterizações de Satã no cinema em todos os tempos ficou para uma mulher, a atriz italiana Rosalinda Celentano, no filme de Mel Gibson. Ela interpreta um diabo andrógino (você fica até na dúvida se é mesmo uma mulheres a intérprete) e careca, com uma expressão malvada que chega a dar arrepios. E o melhor: sem efeitos computadorizados. Brrrrrr… Mas na vida real, a atriz é uma gatinha (quando deixa o cabelo crescer, claro).

Devil-10

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Felipe M. Guerra

Jornalista por profissão e Cineasta por paixão. Diretor da saga "Entrei em Pânico...", entre muitos outros. Escreve para o Blog Filmes para Doidos!

14 thoughts on “O Dia de Satã (1988)

  • 16/12/2019 em 17:04
    Permalink

    hola debo confesar que para no ser una película tan reconocida y tan popular entre las películas de terror su trama historia y escenario así como actuaciones son extraordinarias una verdadera joya de terror gótico una de las mejores pelís de horror de los años 80’s aunque hay películas que claro esta superan esta esta mejor que muchas otras que más bien lo que dan es risa y decepción recomendable por su suspenso, trama, y escenografía muy bien hecha con un guión para mi criterio aceptable. del 1 al 10 le doy 8,5

    Resposta
  • 16/12/2018 em 12:04
    Permalink

    Só uma correção, o ator Cesar Romero, que faz o padre no filme, tbm faz o coisa ruim. O rosto, mesmo com a maquiagem grotesca denúncia isso. Além disso, no próprio filme é dito isto. Eu achei a história interessante, mas não convence. Aquele inferno não está a altura do inimigo da humanidade. Parece mais uma lenda urbana daquelas do domingo legal.

    Resposta
  • 15/09/2017 em 18:54
    Permalink

    meu,adoro esse filme,me lembro que quando assisti,fiquei uns dias passando mal,kkkkkkkkkkkkk

    Resposta
    • 15/11/2017 em 13:52
      Permalink

      eu também fiquei com medo vários dias depois…

      Resposta
  • 21/04/2016 em 02:13
    Permalink

    Alguns filmes são tipo “cara isso é tão ruim que chega a ser bom”. Esse é apenas ruim, sem chances de chegar perto de ser bom. O padre e o Sam tem boas atuações.

    Os personagens principais são risíveis em suas atitudes. Totalmente não natural.

    O enredo podia ser bem mais trabalhado, contando detalhes de como foi a história, como foi o pacto com Satã que deu origem à tudo.
    O cara lá, o fundador da cidade, e a filha dele me pareceram que foram jogados na história. Podiam explorar melhor. Enfim, gosto é gosto, mas 4 caveirinhas eu acho muito fora da realidade. Mas é opinião minha.

    Resposta
      • 22/11/2023 em 17:39
        Permalink

        Já vi esse filme inúmeras vezes. Tinha numa locadora em VHS. Depois consegui adquirir outro VHS. Assim que possível vou postar no YouTube.

        É um dos filmes de baixo orçamento de extrema qualidade que todo fã de filmes de terror deveria pelo menos conhecer. Não entendo como esse filme não alcançou uma relevância dentro do gênero e com os aficionados. Sou fã número um. 🤘🤘🤘

        Resposta
  • 24/02/2014 em 13:52
    Permalink

    Que absurdo contar o filme todo! Tem que avisar, poxa ><

    Resposta
  • 22/02/2014 em 01:26
    Permalink

    Nossa, parece assustador mesmo. Filmes antigos sempre tem esse ar de mistério, que é difícil encontrar hoje em dia, principalmente por causa da tecnologia, das cameras melhores, etc.

    Resposta
  • 21/02/2014 em 22:19
    Permalink

    ótimo filme! marcou demais minha infância e a dos meus irmãos tanto que falamos sobre esse filme até hoje.
    pena não ter em dvd e também prefiro O dia de Satã do que evil dead acho muito superior.

    Resposta
    • 24/02/2014 em 17:36
      Permalink

      Esse filme é otimo realmente, me lembro que fiquei bem assustado a primeira vez que vi, vi a capa do vhs bateu uma saudades rsrs. Um dos meus filmes de terror favorito.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *