Os 10 Filmes de Horror Favoritos de Stephen King

0
(0)

King (1)

Não há como negar a sua competência em criar histórias fantásticas e assustadoras! Por essa habilidade em escrever sobre o medo, com tamanha propriedade, deram-lhe, há décadas, a alcunha de Mestre do Horror Contemporâneo. Com uma produção imensa, funcionando como um motor macabro, Stephen King está sempre envolvido com o gênero, através de livros, adaptações, roteiros, minisséries e o que mais for preciso para incomodar seu público. Sua influência é tão significativa que o horror mais esperado do ano, A Bruxa (The Witch, 2015), com estreia prevista para 3 de março no Brasil, já consta com uma declaração do escritor sobre sua capacidade de assustar, estampando uma postagem feita no twitter em cartazes e trailers.

King

Se esse filme de Robert Eggers realmente tem toda essa força narrativa, só iremos descobrir com o seu lançamento. Mas, já podemos questionar e discutir outras opções de King para permitir arrepios. Em outubro de 1992, na introdução do livro Graven Images, de Ronald V. Borst, uma obra sobre a arte do macabro, Stephen King fez uma lista de seus filmes de terror favoritos, podendo até mesmo incluir adaptações de suas próprias obras. E ele selecionou apenas uma – lembrando que depois ele escreveria outros livros elogiados como Quatro Estações e Troca Macabra! É claro que você jamais veria nela a versão de Kubrick para O Iluminado, tendo em vista a negativa do autor em considerá-la satisfatória.

Sem apresentar qualquer ordem de preferência ou justificar as escolhas, você confere abaixo os 10 Filmes de Horror Favoritos de Stephen King em ordem alfabética, com comentários meus! Fique à vontade para discordar ou considerá-la digna da competência do autor! Será que A Bruxa entraria numa versão atualizada desta lista?

1. Alien, O Oitavo Passageiro (Alien, 1979)

Alien (1979)
Comentários: O divisor de águas da Ficção Científica associada ao Horror. Tudo o que veio antes apenas tocava levemente nessa mistura, cabendo a Ridley Scott desenvolver a produção alfa do estilo, a partir do roteiro de Dan O’Bannon. Também foi a produção que levou os gritos de Sigourney Weaver a um tom majestoso! Uma escolha feliz de Stephen King.

2. A Mansão Macabra (Burnt Offerings, 1976)

A Mansão Macabra (1976)
Comentários: Qualquer lista de casas assombradas deve apontar esse filme de Dan Curtis e seu elenco espetacular: Karen Black, Oliver Reed, Bette Davis e Eileen Heckart. Um horror adulto, perturbador e surpreendente. Òtima escolha!

3. A Morte do Demônio (The Evil Dead, 1982)

A Morte do Demônio (1982) (9)
Comentários: Dizer qualquer coisa além do que já foi falado inúmeras vezes por aqui seria trazer mais um comentário-clichê. De toda forma, King mostra seus bons olhos no filme de horror absoluto!

4. A Noite do Demônio (Curse of the Demon, 1957)

A Noite do Demônio (1957)
Comentários: Esse filme de Jacques Tourneur é fantástico. Apesar das limitações técnicas, a fotografia em preto e branco contribui bem para um clima instigante e assustador. Ainda assim, não o consideraria num TOP 10.

5. A Troca (The Changeling, 1980)

A Troca (1980)
Comentários: Mais um exemplar dos que eu mais aprecio do subgênero casas assombradas. Inclusive, este filme de Peter Medak, lançado no mesmo ano de O Iluminado, trouxe-me altas doses de arrepios na juventude, seja na gravação da voz do menino da casa ou nos movimentos da cadeira de rodas. Sensacional escolha!

6. Cemitério Maldito (Pet Sematary, 1989)

Cemitério Maldito (1989)
Comentários: Entraria no meu TOP das adaptações de Stephen King, ainda mais pelo filme ser melhor do que o livro. Mas, não o apontaria entre os 10 favoritos de todos os tempos – talvez entre os 50. Á frente viria Carrie e até O Iluminado. Mesmo assim, é um filmaço de Mary Lambert, com momentos repletos de calafrios.

7. Demência 13 (Dementia 13, 1963)

Demência 13 (1963)
Comentários: Outro caso de filme excelente, mas que não estaria entre as minhas preferências. A direção de Francis Ford Coppola é primorosa, antecipando o banho de sangue dos slashers. Mistério, fotografia escura e trilha sonora bem escolhida, é uma ótima produção, porém um pouco distante das melhores.

8. Despertar dos Mortos (Dawn of the Dead, 1978)

Despertar dos Mortos (1978) (2)
Comentários: Muitos apontam este filme de George A.Romero como o melhor de zumbis de sua saga pessoal. Eu particularmente indicaria A Noite dos Mortos-Vivos tanto como o meu preferido como também reservaria uma posição estratégica entre os melhores de todos os tempos. Despertar é maravilhoso, seja pelos efeitos especiais, pelo enredo claustrofóbico ou pelo clima depressivo, porém os mortos já estavam despertos desde 68.

9. O Massacre da Serra Elétrica (The Texas Chainsaw Massacre, 1974)

O Massacre da Serra Elétrica (1974) (8)
Comentários: Demorei para gostar desse clássico de Tobe Hooper. Ora, sabia de sua importância e qualidades, mas eu o considerava apenas impactante, indicando outros em seu lugar. Passei a gostar realmente após algumas revisões e leituras. Foram a partir dessas novas chances que O Massacre entrou também para a minha lista pessoal. Violento, ousado e pessimista, trata-se de um filme importante e necessário.

10. Psicose (Psycho, 1960)

Psicose (1960) (2)
Comentários: Sem dúvida alguma, uma escolha perfeita para a lista dos melhores de todos os tempos. Influente até os dias de hoje, Psicose é o melhor trabalho de Hitchcock, apresentando um angustiante e surpreendente pesadelo.

Comentários Finais

Será que, quando Stephen King elaborou essa lista, ele já tinha visto Hellraiser (1987), Suspiria (1977), O Bebê de Rosemary (1968), Os Inocentes (1961), Um Lobisomem Americano em Londres (1981), O Enigma de Outro Mundo (1982) e tantos outros que sempre serão essenciais para o Cinema de Horror? De qualquer forma, suas preferências são muito boas e dignas de respeito, podendo substituir algumas poucas produções por outras com mais méritos.

Concorda?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Marcelo Milici

Professor e crítico de cinema há vinte anos, fundou o site Boca do Inferno, uma das principais referências do gênero fantástico no Brasil. Foi colunista do site Omelete, articulista da revista Amazing e jurado dos festivais Cinefantasy, Espantomania, SP Terror e do sarau da Casa das Rosas. Possui publicações em diversas antologias como “Terra Morta”, Arquivos do Mal”, “Galáxias Ocultas”, “A Hora Morta” e “Insanidade”, além de composições poéticas no livro “A Sociedade dos Poetas Vivos”. É um dos autores da enciclopédia “Medo de Palhaço”, lançado pela editora Évora.

17 thoughts on “Os 10 Filmes de Horror Favoritos de Stephen King

  • 10/10/2016 em 14:14
    Permalink

    Cemitério Maldito não é melhor que o livro. Foi bem fiel, sim (as cenas foram exatamente como descritas, o clima foi perfeito), mas o protagonista foi interpretado de um modo patético e todos os seus sentimentos e conflitos internos, que são o mote pra história acontecer, ficaram de fora. Dizer que é melhor que o livro, nesse caso, é colocar embalagem acima de conteúdo.

    Resposta
  • 03/03/2016 em 08:27
    Permalink

    Eu só não colocaria o Massacre da Serra Elétrica. Entendo a importância e coisa e tal, mas, nunca fui fã desse filme. Eu incluiria The Eye, o original japonês. Esse filme me fez acender a luz da sala…rs..

    Resposta
    • 15/10/2016 em 16:08
      Permalink

      kkk The eye kkkkk pelo amor de Deus é podre nem minha vozinha ficou com medo.

      Resposta
  • 25/02/2016 em 14:39
    Permalink

    “Será que, quando Stephen King elaborou essa lista, ele já tinha visto Hellraiser (1987)”

    Eu vi o futuro do Horror… E seu nome é Clive Barker – Stephen King

    Resposta
    • 25/02/2016 em 19:26
      Permalink

      Pois é…mas parece que o futuro do horror não mereceu estar nessa lista!

      abs

      Resposta
      • 26/02/2016 em 08:16
        Permalink

        Já vi uma lista dele de top 20 de filmes de terror e já colocou O Iluminado e dei justificativas, hahahaha….o cara é de lua

        Resposta
  • 25/02/2016 em 02:04
    Permalink

    É claro que todo mundo tem seu top 10 de favoritos , mais em relação ao Mestre Stephen King achei a lista convencional !
    Mais pra mim que sou diferente de todo mundo , nenhum desses 10 filmes e os outros clássicos citados nos comentários finais são meus favoritos , NENHUM !

    Resposta
      • 27/02/2016 em 23:42
        Permalink

        Tenho que rever alguns pros 3 últimos e numa outra oportunidade eu passo a lista definitiva !

        Resposta
  • 25/02/2016 em 01:44
    Permalink

    Gosto é algo pessoal, algo que não a ver com mérito. Que comentários finais inúteis!

    Resposta
    • 25/02/2016 em 19:29
      Permalink

      Mérito é da mesma raiz de merecer, merecimento. A questão é: será que alguma outra produção merecia estar na lista? Gosto é pessoal mesmo. Mas será que qualquer filme do seu gênero favorito MERECE ser apreciado por você?

      Resposta
  • 24/02/2016 em 12:13
    Permalink

    Como assim a adaptação de cemitério maldito é melhor que o livro???? só louco para afirmar isso!!!!

    Resposta
    • 25/02/2016 em 19:30
      Permalink

      Loucuras que fazem parte da opinião particular de alguém que leu o livro e achou que poderia ser melhor.

      Abs

      Resposta
  • 24/02/2016 em 00:09
    Permalink

    Evil Dead, Dawn of the Dead e Texas Chainsaw Massacre estão no meu top 10, então curti a lista dele. e de dica para assistir tirei Curse of the Demon!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.