Artigos

Editorial 2016 #12 – Especial Festival Boca do Inferno 3

Saiba como foi a terceira edição do Festival e conheça os vencedores!

festival-boca-do-inferno-3

Os meses intensos de dedicação ao Festival Boca do Inferno surtiram bons efeitos nos dias 19 e 20 de novembro! Quem esteve presente durante a terceira edição e pode prestigiar os trinta filmes, o lançamento do livro, o bate-papo com o ator Ademir Emboava e com os especialistas em quadrinhos…não imagina o esforço exigido para que tudo desse certo, desde a legendagem à estrutura, programação, convidados e equipamentos.

Depois de dois anos bem realizados na Biblioteca Viriato Corrêa, graças à sugestão e apoio do amigo Eduardo Santana, o FBI mudou para uma nova casa, a Oficina Cultural Oswald de Andrade. O espaço, bastante popular em São Paulo com a realização de diversos eventos culturais, abriu as portas para que a equipe pudesse se sentir à vontade em cada processo, como o auxílio na sala de cinema, à banda Polifônicos, além de tudo o que foi feito em cima da hora, sem que houvesse tempo hábil para arranjar o material necessário. Deu certo devido à eficiência de Valdir de Jesus Rivaben, Eliety Teixeira, Nina Pauline Knutson, além de outros funcionários presentes como Duarte, sempre prestativos.

Às dez horas, começamos com a exibição do documentário Fantasticozzi, de Felipe M.Guerra, com a supervisão de Iam Godoy. Logo em seguida, Contos da Morte e os curtas, enquanto a equipe do site recebia e orientava os presentes sobre as próximas atrações. Luana Damião, que nos ajudou com a programação e o banner, Silvana Perez e a irmã, Rodrigo Ramos, Filipe Falcão, Gabriel Paixão, Juvenatrix e até o novato Samuel Bryan estiveram presentes do site, apoiando quando eu e os demais autores do livro Medo de Palhaço dávamos autógrafos, fazíamos a nossa palestra ou atendíamos o público. Também tivemos a compreensão dos expositores Kiko Garcia, Patty Fang, Walter Junior e a editora Draco na divisão do espaço e no bom atendimento aos interessados em adquirir os produtos.

O astro de Supermax, Ademir Emboava, foi muito bem recebido pelos presentes, e, extremamente simpático, trouxe muitas curiosidades sobre sua carreira e sobre trabalhar na Rede Globo. Deu autógrafos e contou alguns spoilers da série, mostrando sempre disposição para responder a todas as perguntas. Ele e também os vários diretores presentes, que apresentaram suas obras, e também dialogaram com o público sobre o processo de realização. Até mesmo quando o curta Maldita Lembrança parecia que não iria ser exibido, devido a problemas na gravação, Andrea Fergo, Rafael Zanesco e os demais envolvidos no filme foram compreensíveis para que conseguíssemos a sua exibição, mesmo que com a versão disponível na internet.

O domingo veio com a incerteza da presença do público. Dia de descanso, muitas pessoas, principalmente em São Paulo, optam por ficar em casa a curtir um Festival de Horror. Mas, surpreendentemente, tivemos não apenas muitos interessados nas sessões de cinema – como a estreia nacional do vampiresco Lilith´s Awakening, de Monica Demes – como também a presença ilustre do Canal O Mundo Sombrio do Dr. Nix, que fez uma cobertura belíssima do evento, o comediante Léo Lins, participante do The Noite, o autor Alexandre Callari, o cineasta e músico Rubens Mello, e infernautas de diversas regiões do Brasil. E ainda tivemos o reforço de outros integrantes do site como Laura Dourado e Marcus Lamim, ajudando no sucesso do evento!

Durante toda essa movimentação, com sorteios de DVDs e livros a cada sessão, os jurados Luciano Milici e Beto Perocini (ambos do filme Diário de um Exorcista) e a escritora Soira Celestino exerciam a função, prestigiando os filmes na escolha do Melhor Curta-Metragem, Melhor Longa Metragem e o Melhor Diretor. E a escolha foi a seguinte:

Melhor Curta-Metragem: Nasty, de Prano Bailey-Bond
Melhor Longa Metragem: Lilith´s Awakening, de Monica Demes
Melhor Diretor(a): Monica Demes

Menção Honrosa para: Madre de Dios, Gigi Saul Guerrero

É isso, Infernautas! O mês de novembro só não foi completamente especial por conta da tragédia com o voo da Chapecoense. Infelizmente, a queda do avião finalizou o mês de forma triste para o Brasil e para o esporte!

Até a próxima edição do Festival Boca do Inferno! E não esqueça de comprar o seu exemplar do livro Medo de Palhaço!! O Horror agradece…

Enquanto isso, confira o que cada colaborador produziu durante o mês!

Filipe Falcão (tema 2016: remakes): O Quarto dos Esquecidos, The Rocky Horror Picture Show: Let´s Do the Time Warp Again. (Total de Remakes: 6 – Total no Ano: 25)

Gabriel Paixão (tema 2016: Drive in Movies): 13 Lugares para Passar Longe na Black Friday, Celular. (Total de Drive in Movies: 7 – Total no Ano: 30)

Ivandro Godoy (tema 2016: Monstros): Os 13 Palhaços Mais Assustadores da Sétima Arte. (Total de Monstros: 6 – Total no Ano: 10)

Ivo Costa (tema 2016: New French Extremity): (Total de New French Extremity: 1 – Total no Ano: 5)

Juvenatrix (tema 2016: Bagaceiras de F.C e Horror): Dracano, Tubarões de Gelo. (Total de Bagaceiras de F.C e Horror: 33 – Total no Ano: 38)

Luana Caroline Damião (Tema 2016: Terror Oriental): The Handmaiden, The Silenced. (Total de Terror Oriental: 6 – Total no Ano: 7)

Marcelo Milici (tema 2016: Licantropia): Supermax (+1 episódio), O Exorcista + 3 episódios, A Casa dos Horrores Mortais, A Maldição da Floresta, Dissecando o Medo #6: Explicando Donnie Darko, Como Eleven retornará para Stranger Things?, (Total de Licantropia: 9 – Total no Ano: 145)

Paulo Blob (tema 2016: Serial Killers, Giallo): Presos no Gelo, Presos no Gelo 2. (Total de Serial Killers, Giallo: 19 – Total no Ano: 25)

Rodrigo Ramos (tema 2016: Quadrinhos e Séries de TV): (Total de Quadrinhos e Séries de TV: 49 – Total no Ano: 70)

Samuel Bryan (games de horror): The Evil Within, 3 notícias. (total de games: 12 – Total no ano: 13)

Quanto às notícias de novembro, entre cinema, literatura, quadrinhos, games e DVDs e Blu-Rays:

Bruna Alfama: 18 notícias. (Total no ano: 179)

Daniel Rodriguez: 2 críticas (Doutor Estranho, Salem – 1 episódio), 1 notícia. (Total no ano: 97 notícias, 26 críticas, 3 Artigos)

Laura Dourado: 2 notícias. (Total de notícias no ano: 139 – Entrevistas: 3)

Silvana Perez: 44 notícias. 7 Críticas (Channel Zero: Candle Cove + 2 episódios; The Walking Dead – 7ª Temporada – +5 Episódios). (Total no ano: 624 notícias, 28 críticas)

Leia também:

Marcelo Milici

Marcelo Milici

Fundou o Boca do Inferno em 2001. Formado em Letras, fez sua monografia sobre o Horror Gótico na Literatura. Já foi juri de festivais e eventos do gênero! Contato: [email protected]

2 Comentários

  1. Muito obrigado por divulgarem esse vídeo do Festival , pois quem não pode comparecer viu um pouco de como foi . Eu mesmo queria muito ter ido mais infelizmente estou desempregado já um longo tempo e moro 300 km de São Paulo , não tinha jeito mesmo .
    Parabéns a todos os envolvidos e que continuem com o Festival Boca do Inferno , pois nós fãs de Horror agradecemos !

    • Rodrigo Ramos Rodrigo Ramos

      Valeu Lucas!

      Ano que vem tem mais! Já vai se preparando!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *