0
(0)

 

2025 está para fechar suas portas, encerrar as atividades. Chega a época do ano em que você planeja mudanças para o ano que irá começar com ideias de viagens, academia, novo emprego, um relacionamento sério e, claro, filmes para ver. Mesmo naquela preguicinha de final de festa, vale a pena organizar a agenda cinematográfica, planejar o que irá ver nas telas grandes ou simplesmente aguardar alguma plataforma de streaming fazer o serviço.

E 2026 promete. Não vamos dizer que será o melhor ano de estreias de horror de todos os tempos porque muitas produções acabam sendo adiadas ou esquecidas por aqui. De todo modo, aqueles que realmente são fãs de gore, de assassinos em série, demônios, zumbis, experimentos científicos mal sucedidos, alienígenas, monstros gigantes e assombrações diversas têm motivos para reservar a pipoca para uma boa dose de entretenimento. Confira algumas das estreias e lançamentos de 2026:

A Empregada (The Housemaid, EUA, 2025)
Quando: 1 de janeiro de 2026 (Brasil). pela Paris Filmes
Direção: Paul Feig (Caça-Fantasmas, 2016)
Sinopse: Uma jovem em dificuldades encontra alívio ao descobrir a oportunidade de um novo começo como empregada doméstica de um casal rico. Logo, ela descobre que os segredos da família são muito mais perigosos do que os seus próprios.

Comentários: Já chega com o pé na porta para o novo ano. Já estão ocorrendo algumas exibições pelo país, com comentários extremamente positivos. O filme é baseado no best-seller de Freida McFadden, também muito elogiado, e tem no elenco Sydney Sweeney e Amanda Seyfried. Grandes chances de figurar em alguma lista dos melhores do ano.

We Bury the Dead (EUA, Austrália, 2024)
Quando: 2 de janeiro de 2026 (EUA)
Direção: Zak Hilditch (1922, 2024)
Sinopse: Ava, uma mulher desesperada cujo marido desapareceu, se junta a uma “unidade de recuperação corporal”, mas sua busca toma um rumo assustador quando os corpos que ela está enterrando começam a dar sinais de vida.

Comentários: Ainda sem data de lançamento por aqui, o filme foi realizado em 2024 e teve passagens por festivais, apontado para estrear dia 2 de janeiro oficialmente nos EUA. Alguns lugares apontam o título nacional como Nós Enterramos os Mortos e até Enterramos os Mortos. De toda forma, o trailer é bastante empolgante, e pode ser aquilo que muitos queriam que fosse Extermínio A Evolução, com os zumbis ameaçadores de outrora. Irei ver com certeza.

O Primata (Primate, EUA, 2025)
Quando: 8 de janeiro de 2026 (Brasil) pela Paramount
Direção: Johannes Roberts (Medo Profundo e Os Estranhos: Caçada Noturna)
Sinopse: Após retornar para casa, no Havaí, para as férias de verão, Lucy (Johnny Sequoyah) reencontra seu pai, Adam (Troy Kotsur), sua irmã, Erin, e seu chimpanzé de estimação, Ben. Lucy e seus amigos Kate, Hannah (Jessica Alexander) e o irmão mais velho de Kate, Nick, decidem dar uma festa na piscina para aproveitar a casa vazia, já que o pai de Lucy precisa viajar a trabalho. Sem que eles saibam, Ben é mordido por um animal raivoso e o chimpanzé dócil que conheciam desaparece. O grupo é forçado a se barricar na piscina, mas sem como pedir ajuda, eles precisam trabalhar juntos para descobrir como enganar o agora feroz Ben e sobreviver ao seu calvário.

Comentários: Johannes Roberts é um diretor que veio de bagaceiras terríveis (Hellbreeder e Darkhunters), mas que foi melhorando com o passar dos anos e ganhos conquistados. A ideia parece interessante, típica de um terror teen, mas que pode provocar alguns momentos divertidos. Como já estreou lá fora e as críticas são positivas, pode ser que saia algo bom daí.

Sleepwalker (EUA, 2026)
Quando: 9 de janeiro de 2026 (Canadá)
Direção: Brandon Auman (estreia na direção de longas)
Sinopse: Após perder a filha em um acidente de carro que deixou seu marido abusivo em coma, uma mãe em luto enfrenta visões perturbadoras que confundem os limites entre realidade e pesadelo.

Comentários: Um horror de assombração sem apresentar muita novidade: essa é a impressão transmitida pelo trailer. Como estará à disposição para compra ainda em janeiro, não demorará muito para chegar a alguma plataforma de streaming. Efeitos em CGI e sustos tradicionais não deixam uma impressão positiva para uma conferência nos cinemas, mesmo tendo Hayden Panettiere (Pânico 4 e 6) no elenco.

Extermínio: O Templo dos Ossos (28 Years Later: The Bone Temple, EUA, UK, 2026)
Quando: 16 de janeiro de 2026 (Brasil) pela Sony.
Direção: Nia DaCosta (A Lenda de Candyman, 2021)
Sinopse: Enquanto Spike é integrado à gangue de Jimmy Crystal no continente, o Dr. Kelson faz uma descoberta que pode mudar o mundo.

Comentários: O anterior, Extermínio: A Evolução, dividiu opiniões. Mesmo com a volta de Danny Boyle, a partir de um roteiro de Alex Garland, houve quem o achasse problemático, arrastado e não tão assustador como se esperava. Ora, os primeiros também não foram, e tiveram sua carga de mensagem apocalíptica e personagens importantes. Confesso que não gostei dos Teletubies da última cena, e não me deixou com uma boa impressão para o próximo. Mas, posso também me surpreender positivamente. E embora não creditado, há rumores que indicam a volta de Cillian Murphy à franquia, talvez numa cena final, em um cliffhanger para o último. Vamos aguardar.

Night Patrol (EUA, UK, 2026)
Quando: 16 de janeiro de 2026 (EUA)
Direção: Ryan Prows
Sinopse: Um policial de Los Angeles descobre que um grupo de trabalho local está escondendo um segredo que coloca em risco os vizinhos de seu bairro de infância.

Comentários: Justin Long e Dermot Mulroney no elenco, um longa vampírico com o estilo Shudder de fazer filmes. Parece interessante, sem aqueles exageros gráficos ou com monstros com feições assustadoras. Pode valer a pena.

Alerta Apocalipse (Cold Storage, França, EUA, 2026)
Quando: 22 de janeiro de 2026 (Brasil) pela Imagem Filmes
Direção: Jonny Campbell
Sinopse: Teacake e Naomi, dois jovens funcionários de uma empresa de armazenamento construída no local de uma antiga base militar americana, têm o turno da noite mais agitado de suas vidas quando um fungo parasita escapa do subsolo mais profundo da base, onde havia sido selado pelo governo décadas antes. À medida que a temperatura sobe no subterrâneo, esse microrganismo altamente contagioso se multiplica e espalha seu terror entre os habitantes da instalação — humanos e não humanos. Com o tempo se esgotando, cabe a Teacake e Naomi, com a ajuda de um experiente agente de bioterrorismo, conter a ameaça que sofre mutações rápidas e impedir a extinção explosiva da própria humanidade.

Comentários: O diretor teve créditos mais voltados para filmes para a TV e episódios de séries, mas o nome que chama a atenção é o do roteirista David Koepp, cujos créditos estão na altura de Jurassic Park – O Parque dos Dinossauros (1993), Missão Impossível (1996), Ecos do Além (1999), O Quarto do Pânico (2002), Guerra dos Mundos (2005) e muitos outros sucessos, incluindo o mais recente Presença (2024). Ainda traz no elenco Liam Neeson, Joe Keery (de Stranger Things) e Georgina Campbell (de Os Observadores e Noites Brutais). Parece um terrir divertido, com bastante CGI, gore em abundância e animais transformados em zumbis. Para começar o ano de maneira leve…

Terror em Silent Hill: Regresso para o Inferno (Return to Silent Hill, França, Alemanha, Sérvia, Japão, UK, EUA, Austrália, Espanha, 2026)
Quando: 22 de janeiro de 2026 (Brasil) pela Paris Filmes
Direção: Christophe Gans (Necronomicon – O Livro Proibido dos Mortos e Pacto dos Lobos)
Sinopse: Quando uma carta misteriosa o chama de volta a Silent Hill em busca de seu amor perdido, James encontra uma cidade outrora reconhecível e se depara com figuras aterrorizantes, tanto familiares quanto novas.

Comentários: Como fã dos jogos, da franquia, do diretor…irei vê-lo com certeza. Gosto da temática de uma cidade perdida, com um passado tenebroso, e aberrações à solta. Os efeitos de CGI do trailer incomodaram um pouco, mas acredito que pode vir algo bom daí, com referências e atmosfera. No elenco, Jeremy Irvine (Baghead: A Bruxa dos Mortos) e Hannah Emily Anderson (de Jogos Mortais: Jigsaw).

O Som da Morte (Whistle, Canadá, Irlanda, 2025)
Quando: 6 de fevereiro de 2026 (Brasil) pela Paris Filmes
Direção: Corin Hardy (de A Freira, 2018)
Sinopse: Um grupo de estudantes desajustados do ensino médio se depara com um objeto amaldiçoado, um antigo apito mortal asteca. Eles descobrem que, ao soarem o apito e ouvirem o som aterrorizante que ele emite, suas futuras mortes os assombrarão.

Comentários: Terror teen que parece ser divertido, talvez em um estilo Fale Comigo. Traz no elenco Sophie Nélisse (de Yellowjackets) e Nick Frost, geralmente associado ao humor. Irei ver pela atmosfera proposta.

Os Estranhos: Capítulo 3 (The Strangers: Chapter 3, EUA, 2026)
Quando: 6 de fevereiro de 2026 (EUA) talvez pela Paris Filmes.
Direção: Renny Harlin Os Estranhos: Capítulos 1 e 2)
Sinopse: Os sobreviventes enfrentam novas ameaças de estranhos mascarados. Segredos vêm à tona, colocando suas vidas em risco à medida que a linha entre a realidade e o perigo se confunde em sua luta pela sobrevivência.

Comentários: Imagino os distribuidores tendo que lançar isso nos cinemas por respeito ao diretor e por terem lançados os dois primeiros. Harlin achou que estaria fazendo uma trilogia épica, quando assumiu os direitos da franquia, mas ninguém pediu por isso. O segundo filme foi um pouco melhor que o primeiro, mas deixou expectativa zero para o último. Mas, nós, fãs de filmes de horror, ruins e bons, vamos acabar tropeçando nisto aqui. A Paris Filmes ainda não agendou a estreia por aqui.

Kraken: O Terror das Profundezas (Kraken, Noruega, 2026)
Quando: 6 de fevereiro de 2026 (Noruega)
Direção: Pål Øie (Floresta das Sombras e a Clínica do Horror)
Sinopse: Um biólogo marinho investiga uma fazenda de peixe. Adolescentes mortos e curiosos acreditam que uma criatura gigantesca com vários tentáculos está localizada nas profundezas do fiordo, pronta para esmagar suas vítimas.

Comentários: Filme norueguês com monstro gigante já se mostra uma pedida até comum, mas sempre eficaz. Parece interessante, mesmo com efeitos exagerados de CGI em um tipo de cinema sci-fi grandioso e divertido. Não sei se o título nacional será esse pois ainda não tem indicação de estreia por aqui e nem vínculo com distribuidora. Pelo menos, ainda não encontrei.

Socorro! (Send Help, EUA, 2026)
Quando: 12 de fevereiro de 2026 (Brasil) pela 20th Century Studios Brasil
Direção: Sam Raimi (nem precisa dizer muito)
Sinopse: Após acidente aéreo, dois rivais são os únicos sobreviventes em uma ilha deserta. Entre conflitos do passado e a luta pela sobrevivência, eles precisam decidir se cooperam ou competem para escapar.

Comentários: Esqueça a sinopse que deixa a impressão de um filme ao estilo Lagoa Azul e veja o trailer. Tem a mente insana de Raimi, dois ótimos protagonistas, Dylan O’Brien (da franquia Maze Runner) e Rachel McAdams (de Voo Noturno e Meninas Malvadas), e um ambiente de sobrevivência e confronto. Com certeza, irei ver.

Psycho Killer (França, EUA, Alemanha, 2026)
Quando: 20 de fevereiro de 2026 (EUA) pela 20th Century Studios Brasil
Direção: Gavin Polone (estreia na direção de longas)
Sinopse: Uma policial rastreia um assassino depois que seu marido, um patrulheiro rodoviário, se torna uma de suas vítimas.

Comentários: No IMDB está com o pavoroso título Psicopata em Fuga, mas como não encontrei confirmação, indicarei apenas o original. O trailer empolga, assim como saber que o roteiro é de Andrew Kevin Walker (de Seven e A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça) e tem no elenco Malcolm McDowell e Georgina Campbell (que poderá ser vista no começo do ano com Alerta Apocalipse). Irei com ver com certeza.

Pânico 7 (Scream 7, 2026)
Quando: 26 de fevereiro de 2026 (Brasil) pela Paramount
Direção: Kevin Williamson (Tentação Fatal, 1999)
Sinopse: Quando um novo assassino Ghostface surge na pacata cidade onde Sidney Prescott (Neve Campbell) construiu uma nova vida, seus piores medos se concretizam quando sua filha (Isabel May) se torna o próximo alvo. Determinada a proteger sua família, Sidney precisa enfrentar os horrores do seu passado para pôr um fim ao derramamento de sangue de uma vez por todas.

Comentários: Um dos filmes que mais tenho interesse em ver em 2026. Sou fã da franquia, e acredito que o comando de Kevin Williamson e o incrível elenco, com o retorno de Neve Campbell e Courteney Cox, além de outros como Mckenna Grace, David Arquette e até Matthew Lillard, farão uma diferença ainda mais positiva. O primeiro trailer empolgou bastante.

A Noiva! (The Bride!, EUA, 2026)
Quando: 6 de março de 2026 (Brasil) pela Warner Bros. Brasil
Direção: Maggie Gyllenhaal
Sinopse: Na Chicago dos anos 30, Frankenstein pede ajuda ao Dr. Euphronius para criar uma companheira. Eles dão vida a uma mulher assassinada como a Noiva, provocando um romance, o interesse da polícia e uma mudança social radical.

Comentários: Não tem relação com o Frankenstein de del Toro. Parece que teremos um filme de humor ácido e excelentes interpretações, misturando insanidade e o típico horror sci-fi. Tem um ótimo elenco, com Jake Gyllenhaal (irmão da diretora), Christian Bale (como o Monstro) e a excepcional Jessie Buckley (a Noiva). Veremos…

Eles Vão te Matar (They Will Kill You, África do Sul, EUA, 2026)
Quando: 26 de março de 2026 (Brasil) pela Warner Bros. Brasil
Direção: Kirill Sokolov
Sinopse: Uma mulher aceita um emprego como empregada doméstica em um arranha-céu de Nova York, sem conhecer a história de desaparecimentos do prédio. Ele logo percebe que a comunidade está envolta em mistério.

Comentários: Patricia Arquette, Heather Graham e Tom Felton são um convite a assistir esse terrir com proposta sangrenta. A produção chama ainda mais: Andy e Barbara Muschietti, de It – A Coisa e da série It: Bem-Vindos a Derry. Mas o trailer não me empolgou muito, parecendo produção com baixo custo e mal realizada. Espero estar enganado.

Casamento Sangrento: A Viúva (Ready or Not 2: Here I Come, EUA, 2026)
Quando: 27 de março (EUA) pela 20th Century Studios Brasil
Direção: Tyler Gillett e Matt Bettinelli-Olpin
Sinopse: Após sobreviver a um jogo mortal, Grace e sua irmã Faith agora precisam escapar de quatro famílias rivais que competem por um poderoso trono – o vencedor leva tudo.

Comentários: O primeiro deu tanto crédito aos diretores que eles acabaram assumindo Pânico 5 e Pânico 6, além de Abigail. Espera-se um filme sangrento, com pessoas explodindo e muito humor ácido. Deve ocupar o papel que Until Dawn e O Macaco assumiram em 2025 e Abigail em 2024. E tem Sarah Michelle Gellar no elenco, a eterna Buffy.

Dia D (Disclosure Day, EUA, 2026)
Quando: 11 de junho de 2026 (Brasil) pela Universal Pictures
Direção: Steven Spielberg (nem precisa dizer o que fez também)
Sinopse: Se você descobrisse que não estamos sozinhos, se alguém abrisse seus olhos e mostrasse para você, você ficaria com medo?

Comentários: Nada a falar sobre direção, aspectos técnicos, elenco. Já se espera algo grandioso e bem realizado. Contudo, o primeiro trailer me fez bocejar duas vezes. Não me empolgou, não me fez ter interesse em vê-lo como outros trabalhos do diretor. Espero que o próximo teaser me traga uma visão diferente.

Evil Dead Burn (EUA, 2026)
Quando: 22 de julho de 2026 (França)
Direção: Sébastien Vanicek (Infestação, 2023)
Sinopse: Ainda sem sinopse oficial

Comentários: Apontado como um spinoff da franquia (qual? A clássica, a recente? Mas a recente já não é um spinoff?), o longa realmente vai sair, com grandes chances que seja mesmo em 2026, mas ainda não é possível se empolgar com a proposta, com o elenco ou direção. Mas Evil Dead é sempre Evil Dead…e isso já é motivo para conferirmos!

Resident Evil (EUA, 2026)
Quando: 18 de setembro de 2026 (EUA)
Direção: Zach Cregger (de A Hora do Mal, 2025)
Sinopse: A história acompanha um entregador azarado encarregado de levar um pacote a um hospital remoto. Ele logo se vê no meio de um surto e precisa lutar contra hordas de criaturas mutantes para sobreviver.

Comentários: O único sinal positivo está na direção. Mas nem sei se isso irá realmente vingar, ou se mundo precisa de mais um Resident Evil. Aguardarei por mais detalhes para saber se valerá a pena.

Soulm8te (EUA, 2026)
Quando: ?
Direção: Kate Dolan (You Are Not My Mother, 2021)
Sinopse: Um homem enlutado transforma inadvertidamente um colega androide em uma entidade sinistra enquanto tenta recriar o vínculo com sua falecida esposa, obscurecendo a linha entre realidade e consciência artificial.

Comentários: Não acredito que esse filme irá estrear tão logo até porque as prévias que tem por aí foram feitas com IA ruim ou apenas apresenta mais sobre a tecnologia de reprodução de uma linha parecida com a de M3GAN (sim, trata-se de um spinoff) e são exageradamente ruins. Não tenho a menor expectativa em ver isso, provavelmente aguardando a chegada nas plataformas.

The Backrooms (EUA, 2026)
Quando: 3 de setembro de 2026 no Brasil (?)
Direção: Kane Parsons (da série de mesmo nome)
Sinopse: Uma compilação de vídeos caseiros arrepiantes mostra ocorrências sobrenaturais perturbadoras.

Comentários: Deve ter relação coma série The Backrooms, apesar de serem histórias curtas em formato found footage. Pode-se esperar sci-fi, body horror e mistério. No IMDB está indicando a estreia para setembro no Brasil, mesmo sem título nacional ou distribuidora, e tem a produção da A24, o que pode ser boa coisa. Vamos ver…

Remain (EUA, 2026)
Quando: 23 de outubro de 2026 (EUA)
Direção: M. Night Shyamalan
Sinopse: Em Cape Cod, um arquiteto de NY se hospeda numa pousada histórica após sair de uma clínica psiquiátrica. Lidando com a perda da irmã e seu dom espiritual, ele conhece Wren, uma jovem que mudará sua visão racional da vida.

Comentários: Direção de Shyamalan é sempre um incentivo para ver. Tem um bom elenco (de novo Jake Gyllenhaal) e um enredo que envolve fantasia e algumas surpresas. Aguardaremos…

Werwulf (EUA, 2026)
Quando: 25 de dezembro de 2026
Direção: Robert Eggers (Nosferatu, 2024)
Sinopse: Em plena Inglaterra medieval do século XIII, um homem enfrenta sua transformação em lobisomem, lidando com as consequências sobrenaturais e os perigos da época.

Comentários: O provável must-see the 2026, com todos os ingredientes que fazem o nome de Eggers ser bastante conhecido. Pode-se esperar um bom trato técnico, ambientação impecável e um enredo bem construído! Werwulf é estrelado por Ralph Ineson, Aaron Taylor-Johnson, Willem Dafoe e Lily-Rose Depp. Para encerrar o ano de maneira bem intensa.

Wolf Creek 3: O Legado (Wolf Creek: Legacy, Austrália, 2026)
Quando: 2026
Direção: Sean Lahiff (de Carnifex, 2022)
Sinopse: Uma família americana em férias no outback australiano chama a atenção do famoso serial killer Mick Taylor. Um pesadelo infernal se segue quando os dois filhos do casal escapam e passam a ser perseguidos pelo assassino mais infame.

Comentários: Aponta o retorno de John Jarratt, mas há muito pouco a respeito ainda até mesmo não justificando esse título nacional. Não há distribuidora vinculada e nem data de estreia. Será que voltaremos ao deserto em 2026?

Onslaught (EUA, 2026)
Quando: 2026
Direção: Adam Wingard (de Godzilla e Kong: O Novo Império, 2024)
Sinopse: Uma mãe que mora em um estacionamento de trailers usa suas habilidades para proteger seus seres queridos de uma ameaça que escapou de uma base militar secreta, enquanto mercenários tentam contê-la.

Comentários: Direção boa, elenco melhor ainda (Dan Stevens, Rebecca Hall, Michael Biehn…), e uma curiosa sinopse sci-fi. Encontra-se em pós-produção, sem informação ainda sobre estreia lá fora. Espera-se que seja em 2026, mas ainda não há nada.

Terrifier 4 (EUA)
Quando: 2026
Direção: Damien Leone
Sinopse: Ainda não definida

Comentários: O diretor diz que é o último, então vamos acreditar que seja verdade. Não me empolgo com Art, nem com a violência cartunesca dessa franquia. Para muitos, novo ícone do horror; para mim, um assassino sádico com ideias insanas e só. Não espero nada além de sangue, violência e uma narrativa ruim.

The Mummy (EUA, Irlanda, 2026)
Quando: 2026
Direção: Lee Cronin (A Morte do Demônio: A Ascensão, 2023)
Sinopse: Uma família se depara com uma múmia ancestral, desencadeando uma aventura sobrenatural que mistura terror e suspense em uma nova versão do monstro clássico.

Comentários: Uma nova versão do clássico de 32, com um bom diretor e alguns rostos conhecidos no elenco, como Jack Reynor. Dizem que está em pós-produção, o que pode indicar imagens e trailer em breve. Vamos aguardar para saber se valerá a pena.

Outros filmes que aparecerão por aqui: Todo Mundo em Pânico 6 (em 12 de junho), Flowervale Street, de David Robert Mitchell, com Anne Hathaway e Ewan McGregor (algo sobre dinossauros nos anos 80), Sobrenatural 6 (ainda sem nenhum detalhe); o Cara-de-Barro (Clayface), que Mike Flanagan jura que vai ser de horror, com direção de James Watkins; a continuação de Noite Infeliz, com David Harbour

Qual filme você mais espera ver?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Sobre o Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *