7º Cinefantasy: o que esperar do Festival Internacional de Cinema Fantástico de São Paulo

0
(0)

Acontece amanhã, 6 de setembro, o aguardado retorno do Cinefantasy, o Festival Internacional de Cinema Fantástico, que volta a São Paulo depois de cinco anos. A sétima edição do festival acontece no MIS – Museu da Imagem e do Som e se estende até o dia 11, contando com exibição de mais de 100 filmes de vários países.

Para a mostra competitiva foram selecionados 98 títulos, sendo 9 longas e 89 curtas-metragens, incluindo a participação de países que pouco relacionamos à produção de cinema fantástico, como Martinica, Finlândia, Líbano e Grécia. Entre os filmes que concorrem ao troféu “Corpo-Seco Dourado”, 32 curtas e 4 longas são brasileiros. Esta edição do festival se destaca também pelo aumento da presença de mulheres como realizadoras: 14 filmes da mostra competitiva foram dirigidos ou co-dirigidos por elas.

Entre os participantes internacionais, os destaques ficam por conta do longa finlandês Bunny the Killer Thing, de Joonas Makkonen, baseado no curta homônimo premiado na sexta edição do Cinefantasy; o premiado italiano Fantasticherie di un Passeggiatore Solitario, que mistura animação stop motion e live action; o longa animado de ficção científica Battledream Chronicle, representante da Martinica; e o libanês Maskoun, baseado em eventos reais de atividades paranormais do Oriente Médio. A Espanha, país com maior número de inscritos, ganhou uma sessão exclusiva chamada España Macabra, que reúne 8 curtas que trazem o que há de melhor no cenário atual de horror espanhol.

Mas o Cinefantasy não vai se resumir ao terror e ficção científica. O festival vai incluir duas atividades paralelas mais voltadas para o público geek. Amanhã acontece a tarde especial Harry Potter, com exibição de três filmes da franquia escolhidos pelos fãs e concurso de cosplay. Já no dia 11, fãs de Pokémon poderão participar de um passeio ciclístico com paradas para caçar os monstrinhos e, depois, poderão assistir ao filme de 1998 no MIS.

Por fim, o festival contará ainda com palestras e bate-papos com criadores e apoiadores do horror. No sábado, dia 10, Raphael Draccon, criador das trilogias Dragões de Éter e Legado Ranger, além de roteirista da nova série da TV Globo Supermax, dará uma palestra seguida de sessão de autógrafos, esta junto com Carolina Munhóz, autora de O Inverno das Fadas e Por um Toque de Sorte. No domingo, dia 11, o bate-papo é com a gente: membros do Boca do Inferno conversarão com os fãs sobre a produção de horror atual e seu mercado.

O diretor brasileiro Victor-Hugo Borges, criador da série Historietas Assombradas (Para Crianças Malcriadas), terá uma sessão especial com exibição de seus curtas O Menino que Plantava Invernos e Historietas Assombradas (Para Crianças Malcriadas), seguida de bate-papo com o criador. E, como não poderia faltar, a influência de H.P. Lovecraft no cinema será representada na palestra com a pesquisadora Irana Gaia, que irá abordar como a obra lovecraftiana aparece representada nas telas.

Confiram a programação completa do CInefantasy no site do festival!

SERVIÇO
7o Cinefantasy – Festival de Cinema Fantástico
Quando: 06 a 11 de setembro
Local de Exibição: Museus da Imagem e do Som (MIS-SP) – Avenida Europa, 158, Jardim Europa
Quanto: R$ 6,00 (inteira) / R$ 3,00 (meia)
Palestras gratuitas

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Silvana Perez

Escolheu alguns caminhos errados e acabou vindo parar na Boca do Inferno em 2012. Apresenta o podcast do site, o Falando no Diabo, desde 2019. Fez parte da curadoria e do júri no Cinefantasy. Ainda fala de feminismos no Spill the Beans e de ciclismo no Beco da Bike.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *