The Houses October Built (2014)

The Houses October Built
Original:The Houses October Built
Ano:2014•País:EUA
Direção:Bobby Roe
Roteiro:Zack Andrews, Bobby Roe, Jason Zada, Jeff Larson
Produção:Zack Andrews, Steven Schneider
Elenco:Zack Andrews, Bobby Roe, Jason Zada, Jeff Larson, Mikey Roe, Brandy Schaefer

Em 2011, Bobby Roe e os amigos Zack Andrews, Jeff Larson, Mikey Roe e Brandy Schaefer decidiram percorrer a América atrás das “casas de terror construídas em outubro” para assombrar os visitantes. Entrevistaram realizadores, atores e o público, tentando entender de onde vinha todo esse fascínio pelo medo e todo o processo de desenvolvimento das atrações, levantando um curioso dado sobre a impressionante marca de 2500 casas produzidas no período. Durante o documentário, souberam de casos de acidentes e mortes nas casas e chegaram à conclusão que lidar com o Homem pode ser mais assustador do que com o sobrenatural. Assim, em 2014, eles fizeram um novo filme, com o mesmo título, The Houses October Built, desta vez sob a fórmula de um típico found footage.

Esses cinco amigos saem com a proposta de buscar a casa mais assustadora dos Estados Unidos. Fazendo o registro em vídeo, o grupo atravessa o país e experimenta o que cada atração tem a oferecer. Uma casa maldita no interior e até um paintball noturno com zumbis, o passeio começa a perder a diversão quando eles percebem que algumas pessoas fantasiadas parecem estar seguindo-os. Uma boneca-viva e um terrível palhaço estão entre os personagens recorrentes, trazendo altas doses de calafrios, enquanto a busca persiste no desejo por um ambiente dominado pelo “blue skeleton“, considerado o mais aterrorizante. Eles seguem pistas, encontram mais monstros como um coelho com um machado e o palhaço Risadinha, até se aproximar do lugar almejado, sem imaginar que o medo pode vir de uma experiência verdadeira.

Diferente de Hell House LLC, aqui não há assombrações. A intenção é mostrar que, entre aquelas pessoas que se fantasiam de palhaços e zumbis, podem existir monstros reais, almas perturbadas, assassinos em série. Com a aproximação do Halloween, o terror se intensifica até a claustrofóbica sequência final. Apesar da proposta curiosa e as filmagens de lugares reais, The Houses October Built se enfraquece pela necessidade de manter a câmera ligada o tempo todo em algumas ações exageradas que não se justificam, como a persistência de buscar a casa perfeita mesmo quando claramente estão em um ambiente hostil.

Vale uma conferida pelos cenários apresentados, que devem deixar o espectador ansioso por experiências parecidas. Há algumas até bem feitas, envolvendo possessão e até a imagem de um parto demoníaco, mostrando que há um cuidado especial dos construtores dessas casas malditas. Se o restante torna-se confuso pela câmera tremida e a escuridão, pelo menos há um respiro de criatividade na proposta.

Para quem quiser conferir, The Houses October Built está disponível na Netflix. Em 2017, foi lançada uma continuação bastante inferior, com o mesmo elenco em novas casas assustadoras.

(Visited 879 times, 1 visits today)
Marcelo Milici

Marcelo Milici

Fundou o Boca do Inferno em 2001. Formado em Letras, fez sua monografia sobre o Horror Gótico na Literatura. É autor do livro "Medo de Palhaço", além de ter participado de várias antologias de horror!

2 comentários em “The Houses October Built (2014)

  • 01/07/2018 em 23:44
    Permalink

    Filme muito fraco, sem nexo nenhum, achei o enredo pobre, um dos piores found footage que eu já vi, se não o pior. Não perca seu tempo assistindo a essa desgraça kkkkkkk

    Resposta
  • 17/02/2018 em 15:08
    Permalink

    Eu sou fã de found footage e de casas de terror, então sou suspeito ao opinar.
    O filme me trouxe uma tensão diferente de outros filmes, ganhando meu coração hahaha

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP-Backgrounds Lite by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann 1010 Wien