The Walking Dead: Daryl Dixon – 1ª Temporada (2023)

5
(4)

The Walking Dead: Daryl Dixon - 1ª Temporada
Original:The Walking Dead: Daryl Dixon - Season One
Ano:2023•País:EUA
Direção:Daniel Percival, Tim Southam
Roteiro:David Zabel, Robert Kirkman, Laura Snow, Jason Richman, Coline Abert, Shannon Goss
Produção:Raphaël Benoliel, Augustin De Belloy
Elenco:Norman Reedus, Clémence Poésy, Laïka Blanc-Francard, Anne Charrier, Romain Levi, Melissa McBride, Adam Nagaitis, Eriq Ebouaney, François Delaive, Lukerya Ilyashenko, Dominique Pinon, Hugo Dillon, Hassam Ghancy, Elie Haddad

Dentre os personagens da série oficial The Walking Dead, Daryl Dixon (Norman Reedus) foi um dos que mais evoluíram ao longo das temporadas. Ele teria o papel de bad boy, alguém frustrado com a perda do irmão, de difícil convivência, e que, aos poucos, faria parte do grupo principal, devido à amizade com Carol Peletier (Melissa McBride). Assumindo o protagonismo com o sumiço de Rick, ele construiu um legado próprio, sempre mantendo uma carranca mesmo nos momentos de mais sensibilidade. Com o final da série The Walking Dead, entre os spin offs previstos, haveria um que seguiria os moldes de Dead City, destacando Daryl e Carol em combates na França. Compromissos de agenda impediram o envolvimento de Melissa, restando ao cabeludo as rédeas da primeira temporada.

The Walking Dead: Daryl Dixon foi ao ar em 10 de setembro, contando com seis episódios, seguindo as tradições de todas as séries e derivados de The Walking Dead. O primeiro, “L’âme Perdue“, dirigido por Daniel Percival, mostra a chegada do personagem à França, próximo de Marselha. Depois de deixar uma gravação que apresenta sua origem, mas não explica como chegou ali, Daryl encontra Maribelle (Carmen Kassovitz) e seu avô Guillaume (Bernard Bloch). Com a chegada de dois soldados do grupo Pouvoir des Vivants (Poder dos Vivos), o conflito leva à morte dos militares, mas não impede que Daryl seja roubado pela dupla que imaginava estar protegendo. Posteriormente, Guillaume será morto por Codron (Paul Deby), irmão de um dos soldados e que irá perseguir Daryl durante toda a temporada buscando vingança.

Daryl será salvo pela freira Isabelle (Clémence Poésy), pertencente à Union de L’Espoir (União da Esperança), que o levará ferido à abadia, onde há mais freiras e o garoto Laurent (Louis Puech Scigliuzzi), visto como um novo messias e que precisa ser protegido e levado a um abrigo, conhecido como Ninho. De acordo com visões proféticas, alguém virá com essa missão salvadora e todos ali acreditam que seja Daryl. Mas Codron está ao encalço, chegará à abadia para um extermínio, exigindo as ações do americano para salvar o garoto e o local. O militar serve a Marion Genet (Anne Charrier), que comanda o navio que realizava experimentos com mortos – chamados ali de “podres” – e que foi responsável por levar Daryl como prisioneiro, proporcionando sua fuga e chegada à França.

Por fim, também surge como ameaça Quinn (Adam Nagaitis, de The Terror – 1ª Temporada), ex-namorado de Isabelle antes de se tornar freira. Ele irá reaparecer e, mesmo já tendo seu próprio espaço e liderança, fará de tudo para ter novamente Isabelle e ainda proteger Laurent, filho que teve com Lily. Agitada em vários espaços, contendo zumbis a todo momento, incluindo uma variante apelidada de “queimados“, similares ao radioativos de Fear the Walking Dead, The Walking Dead: Daryl Dixon faz uso de vários espaços reconhecidos da França, como fora feito em Dead City em Manhatan, explorando a própria Torre Eiffel, o Cemitério do Père-Lachaise (onde Jim Morrison, lembrado, está enterrado, garantindo uma versão de “People are Strange” em francês, de Philonico), e as catacumbas de Paris.

Além das perseguições e combates, e os belíssimos cenários, há momentos bem interessantes, como a tradicional arena, onde Daryl é colocado para enfrentar os “podres queimados“, sob o olhar eufórico de uma plateia. E também a cena em que um maestro insano comanda uma orquestra de zumbis. É claro que já se sabe que o protagonista não irá morrer, restando ao espectador torcer pelos personagens secundários, temendo pelo destino de Isabelle e Laurent, os principais, e outros como Sylvie (Laïka Blanc-Francard), que nutre um amor por Emile (Tristan Zanchi), do grupo de Fallou Boukar (Eriq Ebouaney). Aos poucos, um Daryl incrédulo começa a realmente a acreditar que o garoto seja especial e que ele tem uma função heroica de proteção, indo contra seus pensamentos ateístas.

ATENÇÃO: SPOILERS

O único pesar desta primeira temporada está no episódio derradeiro, “Coming Home“, quando Daryl segue seu destino para retornar à América. Depois de várias batalhas, aquele que deveria buscar sua vingança muda estranhamente de lado, e o protagonista fica andando pelos campos, buscando parentes enterrados, enfrentando alguns zumbis, até o ponto de pesar sua decisão. Vale pela aparição “pós-créditos” de Carol, já dando indícios de sua presença na já confirmada segunda temporada. Parece que os rumos da série trarão a dupla em situações ainda em Paris, conflitando com Marion e outros inimigos locais, com a composição de um possível triângulo amoroso.

FIM DOS SPOILERS

Foi uma boa primeira temporada como já era de esperar. Gostei mais de Dead City pelos caminhos propostos, indo contra a opinião dos críticos que consideraram Daryl Dixon como a melhor entrada desde as primeiras temporadas de The Walking Dead. Empolga, mas perde o ritmo no episódio final, com promessas de um futuro bastante animador.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Marcelo Milici

Professor e crítico de cinema há vinte anos, fundou o site Boca do Inferno, uma das principais referências do gênero fantástico no Brasil. Foi colunista do site Omelete, articulista da revista Amazing e jurado dos festivais Cinefantasy, Espantomania, SP Terror e do sarau da Casa das Rosas. Possui publicações em diversas antologias como “Terra Morta”, Arquivos do Mal”, “Galáxias Ocultas”, “A Hora Morta” e “Insanidade”, além de composições poéticas no livro “A Sociedade dos Poetas Vivos”. É um dos autores da enciclopédia “Medo de Palhaço”, lançado pela editora Évora.

One thought on “The Walking Dead: Daryl Dixon – 1ª Temporada (2023)

  • 03/12/2023 em 18:13
    Permalink

    Guerreiro, não acompanho mais nada de The walking dead faz tempo,e olha que era uma das minhas séries preferidas e Daryl era meu personagem preferido.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *