Os Melhores Filmes de Horror de 2022

4.5
(10)

Apontar os Melhores e Piores de 2022 é uma tarefa sempre injusta. Primeiro porque você precisaria ter visto TODOS OS FILMES E SÉRIES LANÇADOS NO ANO PASSADO para estabelecer uma avaliação comparativa, o que por si só já se mostra impraticável. Segundo porque nem todas as produções são facilmente acessíveis, sendo que muitas delas só são disponibilizadas em download e somente chegam a nós até depois que o ano terminou – na lista dos Melhores de 2021, postada em janeiro, não teve menção ao filme Titane! Cito, por exemplo, o elogiado O Menu, que estreou recentemente nos cinemas brasileiros e não será lembrado na lista abaixo simplesmente porque eu ainda não o assisti.

Desse modo, você até pode relembrar as boas produções de horror e suspense, ficção e fantasia, mas sempre será uma avaliação pessoal, seguindo o critério de disponibilidade (lê-se tempo aqui também). Além disso, seria preciso estabelecer classificações diferenciadas, tendo como base Streaming, Cinema, Inédito no Brasil (aqui pode-se dividir em mais duas, pois há filmes que chegaram este ano, mas pertencem a 2021), Produções Não Faladas em Inglês, Independentes, Curtas-Metragens e, claro, Nacionais. E a confusão se amplia quando a produção é lançada concomitantemente no cinema e streaming…

Posto isso, vamos à minha lista. Resolvi apontar as produções com breve comentário a respeito. Algumas ainda poderão ter críticas mais completas, outras já estão no catálogo Boca do Inferno. Confira, critique e aponte sua lista pessoal nos comentários para que possamos tornar ainda maior a biblioteca 2022 de produções que valem a pena conferir.

MELHORES FILMES DE 2022

Quando elaborei a minha lista dos destaques de 2022, ela continha 20 produções – só para mostrar o quanto o ano foi rico para o gênero.  Mas, para seguir a tendência do TOP 10, eliminei algumas, como X – A Marca da Morte (como não lembrar desse interessante slasher de época?), A Queda (um terror de ambiente único que me deixou sem ar), Christmas Bloody Christmas (destaque dentre as bagaceiras divertidas), Convite Maldito (criativa história de vampiros), Cerdita (deliciosa produção com crítica social e sangue), Resurrection (um thriller com um final extremamente bizarro), Fresh (representante canibal, com ótima mensagem), Moloch (culturalmente interessante), The Cursed (de 2021, mas chegou este ano ao público. Uma história de lobisomens bem atmosférica) e Avatar – O Caminho da Água (uma fantasia com elementos de ficção empolgante).

Assim, sobraram por ordem decrescente de preferência:

O Telefone Preto – Adaptação com ares de Stephen King de Joe Hill, com assombrações e uma menininha super carismática. Ao final, quando todas as peças se encaixam, o longa se mostra eficiente e profundo.

O Predador – A Caçada – Quando se imaginava que não seria possível apresentar alguma boa ideia à franquia do alienígena caçador, esta aventura com fotografia belíssima veio para contrariar qualquer opinião. Foi disponibilizado diretamente no streaming, mas merecia ter sido visto nos cinemas.

What Josiah Saw – Trata-se de uma produção lenta e fantasmagórica, mas que demora para mostrar a que veio. Quando chega em seu clímax, traz uma ótima revelação. Tem elenco bom e grandes atuações.

The Innocents – embora seja de 2021, chegou ao público neste ano. Mostra o quanto crianças podem ser perigosas, ainda mais se tivessem poderes especiais.

Hellraiser – Dentre os monstros clássicos que retornaram este ano (Leatherface, Michael Myers…), é o único que fez jus à franquia. É outra produção que merecia ser vista em tela grande pela inventividade e ousadia.

Pânico – Melhor da franquia desde o original. Sem contar com Wes Craven, soube inovar, apresentar um novo grupo de personagens e referências, e teve a ousadia de matar alguém importante.

Speak no Evil – Sua proposta simbólica é o que permite que o longa habite esta lista. Quanto mais se pensa na produção, mais valores ela adquire.

Pearl – Produção que segue a fase estranha de Ti West. É a continuação, ou pré-continuação, de X, com Mia Goth arrebentando como uma jovem perturbada em busca de seus ideais.

Soft & Quiet – Difícil imaginar que este filme pertence à Blumhouse. Parece um A24 disfarçado, com seu conteúdo agressivo e indigesto, filmado totalmente em plano-sequência. Aguarde crítica.

Noites Brutais – Disponível no streaming, é o filme que mais me surpreendeu em 2022. Parecia mais um thriller com bons personagens até se desenvolver numa trama de horror em três atos – quase uma antologia. Merece ocupar a ponta da lista por me fazer lembrar da Menina Medeiros de Rec

PS: Você talvez esteja sentindo falta de Não! Não Olhe na lista acima. Embora seja um bom filme, pelo fato de eu esperar muito e achar apenas bom, me fez nem sequer mencioná-la. Fico ainda com Nós e Corra na filmografia de Jordan Peele.

E os piores?

O ano teve algumas produções bem ruins realmente. Algumas são razoavelmente desagradáveis (ou medianas), como Boa Noite, Mamãe, Gêmeo Maligno e The Munsters.

Já dentre as piores, apenas valem menção O Massacre da Serra Elétrica – O Retorno de Leatherface (terror teen mal realizado, com efeitos ruins e um roteiro cheio de problemas), Halloween Ends (o que fizeram com Michael Myers foi uma afronta), Olhos Famintos Renascimento (essa tranqueira está nos cinemas neste exato momento, enquanto Hellraiser…), Tubarão: Mar de Sangue (jovens fazendo idiotices com tubarões) e Chamas da Vingança (Stephen King passando vergonha…).

Já as séries de TV

Não foi possível assistir a tudo. Não vi Sandman e nem Resident Evil, mas posso apontar como destaques positivos Yellowjackets, From, Arquivo 81, Wandinha, Acampamento Jurássico, as novas temporadas de Servant, The Boys… a mediana Fear the Walking Dead e a decepcionante conclusão de The Walking Dead (análise da última temporada em breve).

E as que eu esperava mais: O Clube da Meia-Noite e O Gabinete de Curiosidades de Guillermo del Toro (uns dois episódios bons e o restante apenas aceitáveis).

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Marcelo Milici

Professor e crítico de cinema há vinte anos, fundou o site Boca do Inferno, uma das principais referências do gênero fantástico no Brasil. Foi colunista do site Omelete, articulista da revista Amazing e jurado dos festivais Cinefantasy, Espantomania, SP Terror e do sarau da Casa das Rosas. Possui publicações em diversas antologias como “Terra Morta”, Arquivos do Mal”, “Galáxias Ocultas”, “A Hora Morta” e “Insanidade”, além de composições poéticas no livro “A Sociedade dos Poetas Vivos”. É um dos autores da enciclopédia “Medo de Palhaço”, lançado pela editora Évora.

7 thoughts on “Os Melhores Filmes de Horror de 2022

  • 04/04/2023 em 22:52
    Permalink

    Tava indo tudo bem, até eu ver o filme Predador e a série da Wandinha.

    Resposta
  • 30/01/2023 em 09:40
    Permalink

    Stephen King passando vergonha foi boa, a única participação dele nessa bomba foi quando caiu o dinheiro na conta pelos direitos, o livro(que é ótimo por sinal) é uma coisa, e o filme é outra.
    From a série achei do carvalho também, ansioso pela segunda temporada

    Resposta
  • 09/01/2023 em 19:57
    Permalink

    Christmas bloody christmas
    Piggy
    Barbarian
    Pearl
    Deadstream
    Flux gourmet
    Glorious
    Men
    Hatching
    Fresh

    Resposta
  • 09/01/2023 em 11:01
    Permalink

    Ótima lista. Só não consigo gostar de Pânico

    Resposta
    • Avatar photo
      10/01/2023 em 13:06
      Permalink

      Para algumas pessoas realmente a franquia não desce. Acho os filmes super divertidos, com a auto-paródia e o mistério envolvendo a identidade do assassino.
      Esse último me surpreendeu!

      Abs

      Resposta
  • 08/01/2023 em 22:44
    Permalink

    Todos os filmes atuais são lixos.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *