Os Melhores Filmes de Horror de 2023

4.6
(20)

Fim e início de ano é comum surgirem aquelas tradicionais listas que apontam os melhores e piores filmes, séries, jogos, livros e tudo mais. São sempre ótimos guias para quem procura sugestões para assistir, jogar e ler, partindo de uma página ou rede social que tem o costume de acompanhar. Como qualquer seleção, nem sempre se trata de uma verdade absoluta, até porque são oriundas de opiniões e gostos particulares.

No caso do Boca do Inferno, este ano fizemos um pouco diferente. Quem acompanha o site há anos sabe que damos liberdade para cada colaborador montar sua própria lista, com argumentos que justifiquem as escolhas. Desta vez, pedimos que todos os colaboradores e apoiadores do site respondessem a uma votação em formulário online e montamos uma planilha com o resultado.

Acompanhe nossas escolhas, com alguns comentários deste editor que vos escreve, e aproveite para fazer sua própria lista. Queremos muito saber suas preferências!

CATEGORIA DENTISTA

Aqui só entram produções que tiveram passagens pelos cinemas brasileiros em 2023, mesmo que a produção seja de anos anteriores.

Boca Sorridente (o filme mais divertido do ano)

Escolha da Equipe: Renfield – Dando o Sangue pelo Chefe

Comentário do Editor: Não foi a minha escolha. Eu votei em A Morte do Demônio: A Ascensão porque me diverti assistindo, pescando referências e com toda a sangreira apresentada – lembrando que diversão não quer dizer que seja engraçado, mas está relacionada à empolgação em torno da produção. Gostei de Renfield, dei algumas risadas e até me surpreendi com a criatividade proposta, mesmo com a atuação caricatural de Nicolas Cage. Entre os membros do Boca do Inferno, houve também votos para Fale Comigo, Pearl, Urso do Pó Branco, Feriado Sangrento, Dezesseis Facadas e até Jogos Mortais X.

Desbocado (filme mais sangrento, violento e ousado de 2023)

Escolha da Equipe: A Morte do Demônio: A Ascensão

Comentário do Editor: Nesta categoria, votei em Jogos Mortais X. Há alguns  momentos ali, com exagero de torture porn que realmente me incomodaram, como a do rapaz abrindo a própria cabeça em contato com o cérebro. Mas achei boa a escolha da equipe até porque os demônios aqui, sem poupar adolescentes, também souberam castigar a família da mãe possuída. Aqui houve votos para Fale Comigo, Feriado Sangrento, Pearl, Pânico VI e até para o Ursinho Pooh.

Boca Aberta (aquele que te surpreendeu positiva ou negativamente)

Escolha da Equipe: Fale Comigo (positivamente); negativamente não houve consenso

Comentário do Editor: Foi a minha escolha também! Esperava mais um filme de terror teen, com adolescentes idiotas fazendo idiotices. E realmente, há esses adolescentes, mas o conceito é bastante interessante, criativo e tem um final pessimista muito bem realizado. Na equipe, alguns membros votaram positivamente para Toc Toc Toc – Ecos do Além, Pânico VI e Jogos Mortais X. A Última Viagem do Deméter aparece positivo e negativo, acompanhado negativamente por Boogeyman: Seu Medo é Real e Skinamarink.

BOCA DO INFERNO (O MELHOR FILME DE 2023)

Escolha da Equipe: Godzilla Minus One
A Morte do Demônio: A Ascensão
Pearl

Comentário do Editor: Três filmes? Sim, não houve um consenso absoluto. As três produções tiveram a mesma quantidade de votos na escolha da equipe. Eu votei em Godzilla Minus One porque foi o filme que me deixou mais animado nas telas grandes, seja pelos efeitos especiais ou pelo contexto apresentado. Gostei também de A Morte do Demônio: A Ascensão, mas não o indicaria como Melhor lançamento, perdendo até para Fale Comigo. Pearl é uma ótima indicação, mas como ele fez parte das escolhas de 2022, não o colocaria novamente em destaque. Houve na equipe quem votasse em Batem à Porta e Feriado Sangrento. E o When Evil Lurks? Ele ainda não estreou nos cinemas brasileiros, por isso não aparece em nenhuma das seleções acima.

Banguela (o pior filme de 2023)

Escolha da Equipe: Exorcista: O Devoto

Comentários do Editor: Quase uma escolha absoluta. Essa nova continuação do clássico teve 8 indicações pela equipe como pior lançamento nos cinemas em 2023. Discordei da escolha. Neste quesito, votei em A Maldição do Queen Mary pelo fato deste ter me irritado profundamente pelas intenções e a realização. Exorcista: O Devoto foi escolhido basicamente por levar o nome do clássico, sendo simplesmente um filme comum de exorcismo, na minha opinião. Olhos Famintos: Renascimento, por exemplo, selecionado por alguém da equipe, é muito pior, assim como o chatão do Skinamarink.

CATEGORIA TRATAMENTO DE CANAL

Nesta categoria, são analisadas séries, minisséries, filmes lançados nos streamings e até vistos online, desde que lançados em 2023.

Dente de Ouro (melhor série, minissérie)

Escolha da Equipe: A Queda da Casa de Usher

Comentários do Editor: Muito satisfeito pela escolha da maioria ter sido essa série incrível de Mike Flanagan, uma ode à obra de Edgar Allan Poe. Também apontaria como preferência a segunda temporada de From! A equipe também apontou The Last of Us, Dead Ringers e até Yellowjackets.

Dente Amarelo (pior série, minissérie)

Escolha da Equipe: Velma

Comentários do Editor: Também foi a minha escolha. Milhares de referências à cultura pop jogadas numa animação cansativa, mas que pelo menos poupou o Scooby Doo. Mas houve indicações para The Idol, Suburban Screams e até – pasmem – Junji Ito: Histórias Macabras do Japão.

Implante (melhor filme lançado nos streamings em 2023)

Escolha da Equipe: Ninguém vai te Salvar

Comentários do Editor: Minha escolha foi Frio nos Ossos, um thriller que, se não fosse o final faroeste, seria uma das melhores coisas do ano. Tivemos escolhas para Huesera, Camaleões, Dezesseis Facadas, O Mundo Depois de Nós, O Menu, Piscina Infinita e Nimona.

Cárie, a Estranha (pior filme lançado nos streamings em 2023)

Escolha da Equipe: Cemitério Maldito: A Origem

Comentários do Editor: Bem difícil de digerir mesmo. Uma produção desnecessária, sem sustos e uma história boba, ainda que tenha um elenco conhecido. A equipe também indicou Conferência Mortal, Tic-Tac: A Maternidade do Mal, Tin & Tina, Luther: O Cair da Noite e até A Menina Que Matou os Pais: A Confissão.

Dente de Leite (melhor lançamento, sem estreia nos cinemas brasileiros)

Escolha da Equipe: When Evil Lurks / O Mal que nos Habita

Comentários do Editor: Seleção quase unânime pela equipe, com 12 indicações como Melhor Filme de 2023. Com estreia apontada para dia 01 de fevereiro de 2024, não estranhe se esse filme aparecer como melhor lançamento de cinema ao final do ano! Já houve quem dissesse por aí: “não é tudo isso” e “achei comum“. Não vá por essas pessoas até porque ver uma pessoa dar em si mesmo uma machadada no rosto não é algo comum e deve ser enaltecido como uma produção diferente, criativa e ousada, com pelo menos três momentos emblemáticos. Também houve crítico do site que apontou para The Angry Black Girl and Her Monster como melhor filme e até Birth/Rebirth. Qual é a sua escolha?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 20

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Marcelo Milici

Professor e crítico de cinema há vinte anos, fundou o site Boca do Inferno, uma das principais referências do gênero fantástico no Brasil. Foi colunista do site Omelete, articulista da revista Amazing e jurado dos festivais Cinefantasy, Espantomania, SP Terror e do sarau da Casa das Rosas. Possui publicações em diversas antologias como “Terra Morta”, Arquivos do Mal”, “Galáxias Ocultas”, “A Hora Morta” e “Insanidade”, além de composições poéticas no livro “A Sociedade dos Poetas Vivos”. É um dos autores da enciclopédia “Medo de Palhaço”, lançado pela editora Évora.

7 thoughts on “Os Melhores Filmes de Horror de 2023

  • 12/03/2024 em 21:00
    Permalink

    Tirando Godzilla Minus One, que concordo que foi o melhor filme do ano, e que o Exorcista foi o pior, de resto nada bateu com minha opinião hehehe. Ninguém vai te Salvar é muito ruim…

    Resposta
  • 05/03/2024 em 18:50
    Permalink

    Esse A Morte do Demônio é uma das piores coisas que eu já assisti. Foi vendido como a próxima maravilha do cinema de terror, e foi um filme bem ruim. A velha e batida história de possessão, e bl bla bla só que com umas cenas gore.

    Dos citados da lista, 16 Facadas e Frio nos Ossos foram os que mais me surpreenderam de bom.

    Resposta
  • 10/02/2024 em 18:37
    Permalink

    “Fale comigo” foi o melhor desses pra mim. “A Morte do Demônio Ascensão” foi pior a decepção porque fui na expectativa de ver algo à altura do de 2013, mas pareceu um filme dirigido por IA

    Resposta
  • 09/01/2024 em 11:22
    Permalink

    O que me surpreendeu positivamente foi “A Morte do Demônio: A Ascensão”. Juro que não esperava uma continuação bem divertida da refilmagem. Só não o considero o melhor terror do ano porque ainda preciso ver “Godzilla Minus One”. E o pior filme lançado nos streamings em 2023 são tantos, mas tantos, que nem sei como escolher a dedo o pior dos piores. E sobre as melhores séries, fico com “The Last pf Us” e “Origem”. E melhor filme nos streaming: “Ninguém vai te Salvar”.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *